A maldição do título

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado sobre tudo o que acontece na luta livre.

Ser campeão mundial é a posição de maior prestígio na WWE. É a chegada ao topo. Você entra para um seleto grupo de superastros, vira o rosto estampado nos pôsteres da empresa e se torna uma das peças mais valiosas do momento. Mas o título possui um fardo pesado, e se você não é capaz de suportá-lo, tudo isso se torna uma maldição. Não importa o quão merecido aquela conquista foi, suportá-la talvez seja um desafio tão grande quanto chegar lá.

Ao longo dos últimos 10 anos, tivemos inúmeros campeões mundiais, e destaco aqui alguns reinados que foram muito prejudiciais para a carreira desses superastros. Seja pela decadência do personagem em seguida ou por uma lesão inesperada, alcançar o título foi uma maldição para eles.

Jack Swagger e o World Heavyweight Championship – 2010

Já começaremos essa lista falando de um dos piores caso dessa maldição. Jack Swagger é um excelente lutador, se listarmos todas suas qualidades sem citar o nome, você certamente atrelaria a um dos nomes do topo. Mas as coisas não são bem assim. Vencer a maleta do Money in the Bank na Wrestlemania 26 já foi uma surpresa, aquela que seria a última Money in the Bank ladder match a fazer parte de uma Wrestlemania.

Muitos pensavam que Swagger seria o primeiro a falhar na tentativa de cash-in, mas quatro dias depois de sua conquista ele capturou o World Heavyweight Championship de Chris Jericho. Seu reinado foi completamente insosso, onde ele conseguiu uma vitória sobre Randy Orton no Extreme Rules, e uma desqualificação contra Big Show no Over the Limit. Com apenas dois meses de reinado, perdeu o cinturão para Rey Mysterio no Fatal 4-Way. A partir disso, sua carreira se resumiu a derrotas e tentativas de se encaixar no roster. Seu último suspiro foi em 2013, onde tentava expulsar os imigrantes ilegais dos Estados Unidos (tente imaginar essa história hoje em dia) com Zeb Colter. Perdeu para Alberto Del Rio na Wrestlemania, sem direito a sequer ter sua theme de entrada tocada.

Sheamus e o WWE Championship – 2010

No mesmo Fatal 4-Way, Sheamus se tornou o campeão da WWE em cima de John Cena, Edge e Randy Orton, graças a uma interferência da Nexus. Isso não só o colocou pela segunda vez no seleto grupo de campeões, como também foi o 100º WWE Champion da história. Mas o real motivo de Sheamus estar nesse artigo não é pelo seu reinado de 2010, falaremos sobre ele depois, o que poderemos ver aqui é que a maldição pode afetar até mesmo quem apenas chegou perto de conquistar o título.

Sheamus perdeu seu cinturão no Night of Champions para Randy Orton, num six-pack challenge envolvendo Chris Jericho, Edge, John Cena e Wade Barrett. De todos citados agora, qual é o único que nunca havia passado pelo desafio da maldição? Isso mesmo.

Wade Barrett e o (quase) WWE Championship – 2010 

Não restam dúvidas de que a Nexus foi a melhor coisa que aconteceu na WWE em 2010, um grupo formado pelos rookies do antigo modelo do NXT, que chocou todo o universo WWE com sua chegada e dominação. O líder do grupo era Wade Barrett, e se tem alguém que o WWE Championship gosta, esse alguém é um líder.

Só que o título não tem misericórdia, e a simples tentativa de chegar nele fez não só que o Barrett caísse na maldição, como você pode ver em mais detalhes nesse artigo, como também saiu espalhando a maldição para outros que tentaram. Wade Barrett merecia, e merecia muito mesmo, mas um certo John Cena impediu que ele chegasse ao topo.

Sua carreira nunca mais foi a mesma. Voltou para o cenário do mid-card, tentaram reinventar seu personagem como já vimos com outros amaldiçoados dessa lista, mas foi tudo em vão. Bad News Barrett era um prenúncio da má notícia que estava por chegar, sendo liberado de seu contrato em 2016 junto a um outro membro desse artigo.

E para piorar a situação, Sheamus ainda amaldiçoou mais um. No Tables, Ladders & Chairs, John Morrison enfrentou Sheamus numa Ladder match pelo #1 Contender do WWE Championship, colocando mais um wrestler na rota de colisão dessa maldição.

John Morrison e o (quase) WWE Championship – 2011

O ano começou com Morrison tendo a sua chance de vencer o maior prêmio da empresa. Depois de conseguir a vitória no TLC, foi determinado que ele teria a oportunidade durante o primeiro RAW de 2011. E isso foi fatal. Apesar de todo o carisma, de toda a técnica e movimentos impressionantes, JoMo sofreu para qualquer lado que olhássemos. Não só estava carregando a maldição por conta de Sheamus, como também enfrentou um já amaldiçoado bastante conhecido por ele, o que mostra o entrosamento dessa dupla até na hora de se dar mal.

The Miz e o WWE Championship – 2011

De 10 pessoas que você perguntar qual foi o pior reinado de todos nesse século, 11 dirão que foi o reinado de Miz em 2011. Ele não estava pronto. E já ficou bem claro o que acontece com quem não está pronto. Quando venceu a MITB, ele estava desempenhando um excelente papel, mas quando finalmente conseguiu a oportunidade certa, recebeu a maldição que o perseguiu por anos.

A situação estava tão tensa, que nem The Rock conseguiu salvar. Nem mesmo John Cena não terminar over em uma Wrestlemania conseguiu salvar. Mas ainda assim podemos ver claramente que a maldição nunca vem sem motivos. Miz conseguiu o título realizando cash-in em Randy Orton, mas sabe quem enfrentava o Viper? Pois é, ninguém mais ninguém menos que Wade Barrett.

Custaram anos para que The Miz finalmente se livrasse da maldição, e hoje ele é um dos superastros mais relevantes da companhia. Seu ex companheiro não teve tanta sorte assim, Morrison até teve a chance de renovar com a WWE, mas por conta de lesões no pescoço preferiu seguir caminhos diferentes.

John Cena ao vencer The Miz quebrou a maldição, que ficou adormecida por pouco tempo no WWE Championship. O problema é que Alberto Del Rio apareceu pelo caminho e junto a um nome que já figurou aqui antes ainda reacendeu a dita cuja no World Heavyweight Championship.

Alberto Del Rio e o WWE Championship – 2011

Tudo parecia ótimo, John Cena estava com o cinturão e CM Punk fez aquilo lá que sabemos bem. Era um dos maiores momentos do wrestling, Punk estava mais no topo que nunca, só que o que ninguém percebeu foi que no mesmo evento em que ele levou o WWE Championship pra casa, também tivemos Alberto Del Rio vencendo a maleta que poderia colocar tudo a perder. E colocou.

Del Rio venceu CM Punk quando apostou sua maleta após Punk ser brutalmente atacado por Kevin Nash. Assim, não tem nem como reclamar da maldição aqui. Pedimos, imploramos por isso. Respirem fundo porque não acaba aí.

Sheamus e o World Heavyweight Championship – 2012

Quando a luta pelo título mundial dura apenas 18 segundos numa Wrestlemania, isso soa para a maldição como um grito clamando por ela. É como entrar numa jaula de leões com carnes suculentas amarradas ao corpo. E ainda pensaram que a maldição estava no beijo de AJ Lee em Daniel Bryan.

Apesar de figurar com imensa dominância durante todos os seus 210 dias como campeão, parecendo imbatível e vencendo quase sempre, mesmo que de formas sujas, algo não estava correndo bem. Sua feud com Alberto Del Rio não funcionava, e sabemos bem porque. É o encontro de um amaldiçoado com outro, é quase que uma formação de um buraco negro da maldição sendo formado. Não é preciso entender muito de física para saber a catástrofe criada e que a tendência seria uma só. Antecipando um pouco, o final disso tudo viu o prestigiado World Heavyweight Title se unificando ao WWE Championship, como ocorrem em buracos negros, e até isso de fato acontecer, foi maldição para todos os lados.

CM Punk e o WWE Championship – 2013

Poderia ser surpresa para muitos vê-lo aqui, um dos maiores reinados de um dos maiores nomes do wrestling nos últimos anos. Apesar de toda a grandeza dessa história, mesmo que se tornar WWE Champion tenha sido o seu ápice na WWE, a sua carreira despencou até o fim após essa fase.

Como falamos mais acima, o cria de Chicago recuperou seu cinturão e teve 434 dias de glória, com excelentes lutas e contra diversos talentos, cada vez mais se provando ser o Best In The World que ele se dizia ser. Mas ainda que adormecida, a maldição estava lá, e quando percebemos isso já era tarde demais. Ninguém poderia imaginar na época, ainda mais com todo o poderio que The Shield apresentava, mas hoje podemos ver que esse grupo além de sensacional, também era amaldiçoado pra cacete. Charlie, Uniform, Romeo, Sierra, Echo. The Curse. Voltaremos nesse tópico mais tarde.

Punk perdeu seu título em definitivo para ninguém menos que The Rock no Royal Rumble de 2013. No ano seguinte, no mesmo evento, ele fazia sua última participação no wrestling. Pode ser que ele volte um dia, mas até o momento, esse foi o seu último ato dentro do squarred circle.

Dolph Ziggler e o World Heavyweight Championship – 2013

Mais uma vez, temos um caso em que nada foi manifestado de início. O primeiro título mundial de Ziggler foi contra Edge, quando Vickie Guerrero baniu o Spear e o Rated-R Superstar perderia seu cinturão caso usasse. Ele usou, e então Ziggler se tornou o World Heavyweight Champion sem sequer ter o conquistado. Aí já sabem né.

O tempo passou, e Dolph venceu a Money in the Bank do World Heavyweight Championship tendo uma excelente campanha com ela. Pouco depois de conquistar o cinturão mundial novamente, Ziggler sofreu uma concussão numa luta contra Jack Swagger, o que hoje podemos dizer que era um anúncio de que ela estava ali.

Del Rio, que já figurou na nossa lista, foi de quem Ziggler conquistou o título, e também foi para quem Ziggler perdeu, sofrendo inclusive uma nova lesão. Depois dessa oportunidade, Ziggler nunca mais voltou ao cenário dos títulos mundiais. Seu personagem teve altos e baixos, vencendo os United States e Intercontinental Championships algumas vezes, padrão que conseguimos observar bastante aqui na lista.

Atualmente, Ziggler parece lidar naturalmente com sua maldição, tendo inclusive retornado ao cenário mais relevante. Podemos até arriscar dizer que ele talvez tenha em breve uma chance de conquistar o WWE Championship, o qual Ziggler nunca teve. Mas sabemos agora que isso é um risco alto para ele.

To be continued…

E aqui encerramos a primeira parte dessa história, que culminou no fim do World Heavyweight Championship, unificando-o com o também amaldiçoado WWE Championship e trazendo a maldição para patamares nunca antes vistos. Falaremos sobre isso no próximo capítulo dessa história. Fiquem ligados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *