Antes de serem lendas

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado.

Bem, é feriado, temos tempo de sobra. E enquanto o pensamento vai de lasanha a naves espaciais, você lembra de determinados momentos. Em um certo tempo, o que mais me divertia na luta livre era ver lutas dos anos 90. ‘Você fala de Hulk Hogan, Ric Flair, Shawn Michaels menino Lucas?’ Não, o buraco era mais embaixo. Um certo dia, por uma sorte, achei alguns vídeos de uma federação chamada WA-R, ou WAR para os íntimos, e a partir dali, tive uma noção de porque o final dos anos 90, e início dos anos 2000 foram tão produtivos para a luta livre. E da WA-R nós vamos para a NJPW, e AAA, outras lutas no México, e a futura ECW, etc.

Você já assistiu a Super J Cup? Em tempos que o PW consumia boa parte do meu dia, com certeza ele era um dos meus eventos preferidos, mas por que? Bem, ele não foi um único torneio, houveram outras edições, eu assisti algumas lutas das edições de 94 e 95 se não estou enganado. The Great Sasuke e Jushin Liger estavam nesse torneio, dois lutadores que hoje são lendas na luta livre japonesa, inclusive o segundo vencendo o torneio de 20 anos atrás. No ano de 1994, o vencedor foi um lutador na época conhecido como Wild Pegasus.

Mas quem é esse diabo?

https://www.youtube.com/watch?v=08pXe-jZEuA

Talvez hoje você o conheça, ou não, como Chris Benoit. Sim, ele mesmo, o Benoitão venceu o torneio, mas não foi só ele que participou do torneio e se tornou uma das maiores estrelas desse negócio. Tínhamos também Dean Malenko e também um tal de Lionheart, hoje conhecido apenas como Chris Jericho.

Não era só na terra do sol nascente que despontavam as futuras estrelas da luta livre, isso também acontecia bem embaixo dos Estados Unidos. As famílias da lucha libre estavam se renovando, Fuerza Guerrera trazia o seu filho, Juventud para esse mundo, Rey Misterio Sr colocava o seu sobrinho, Rey Misterio Jr no estrelato, um mascarado de menos de 20 anos que era tão rápido que me deixou louco quando vi uma luta sua há décadas atrás. A família Guerrero tinha em Eddie e seu sobrinho, Chavo, lutadores que iriam perpetuar o nome da família para a posteridade.

Essa geração ainda nos deu grandes nomes, como Psicosis, Super Crazy, Taka Michinoku e uma série de outros lutadores leves que marcaram a década passada.

Eddie Guerrero de bigodinho e Dean Malenko

 

O tempo que eles surgiram, até a metade da década de 90, considero um tempo em que as grandes federações passavam por um marasmo, Hulk Hogan ia para a WCW, se juntando a Flair e outras lendas, e a WWE passava por uma renovação que não agradava muito, e 93-95 não foram anos muito bons, refletindo na péssima WrestleMania XI. Enquanto isso, esses lutadores emergiam em polos em que a luta livre era popular, mas não estava no mainstream como nos USA, e o wrestling americano precisava desse tipo de wrestler para se renovar. A ECW e posteriormente WCW e WWF perceberam e trouxeram a maioria desses talentos para seus territórios. O resto da história vocês conhecem bem…

 

BONUS: Caso queiram assistir algumas lutas daquela época, ta aí!

Rey Mysterio Jr vs Psychosis – Super J Cup 95

Eddie Guerrero vs Dean Malenko

Lionheart (ou Chris Jericho) vs Ultimo Dragon

Deixe um comentário