Hoje, dia 21 de setembro, é celebrado no México o Dia Nacional da Lucha Libre e do Lutador Profissional Mexicano. Mas você sabe por que essa data existe e por que é comemorada no dia de hoje?
Tudo começa em 17 de setembro de 2019, quando o Senado Mexicano aprovou a proposta para a criação de uma data que reconhece e celebra a importância dessa atividade cultural/esportiva e de seus praticantes. Com 314 votos a favor da proposta, que estava lá desde 2016, o decreto foi finalmente assinado.
A escolha dessa data vem do fato de em um dia 21 como o de hoje em 1933, o promotor Mexicano de Lucha Libre, Don Salvador Lutteroh, um dos patronos do esporte no México, iniciou na Antiga Arena Coliseu as atividades da CMLL – na época EMLL -, que é a mais longeva federação de Luta Livre ainda ativa no mundo.
A fundação da CMLL foi importante para criar um ambiente de maior exposição aos grandes talentos locais. Ao longo dos anos seguintes, nomes como El Santo, Blue Demon e Gory Guerrero (que é pai do WWE Hall of Famer Eddie Guerrero) tiveram espaço para demonstrar seus talentos e despontarem como estrelas nacionais rompendo as barreiras dos ringues e se instaurando no imaginário popular através de capas de revista, novelas de rádio e películas cinematográficas.
Lucha libre é um símbolo de toda uma nação
Entretanto, essa data não existe apenas para lembrar quando tudo começou e sim para enaltecer um elemento de importante mobilização cultural no México. A Lucha Libre é símbolo de identidade de uma nação, os luchadores são os heróis de um povo que viu seus ícones históricos sendo mutilados pela dominação colonial. As arenas são mais que um espaço para realizar os eventos, é o ambiente onde o populacho expurga suas dores, exorciza seus medos e exalta sua força.
Celebrar a Lucha Libre é celebrar que mesmo em uma terra de tantas dores e tragédias ainda resiste a esperança e a capacidade de voar.
Siga o @WrestleBR no Twitter para mais informações sobre luta livre em geral.
1 comentário em “21 de setembro é o Dia Nacional da Lucha Libre”