Olá amiguinhos.
Meu nome é Matheus Costa, estou completando 19 anos hoje (no dia desta publicação) e hoje faço minha estreia aqui no WrestleBR. Por muitos anos escrevi sobre pro-wrestling e tive meus blogzinhos por aí (TEW, Ultimate Fight News, Arena…), mas hoje trabalho com o MMA. Mesmo trabalhando com o MMA, minha paixão pelo pro-wrestling nunca se foi e resolvi fazer meu retorno no melhor site do Brasil. Aliás, obrigado pela oportunidade, Airtão.
Com toda razão do mundo, o nosso lindo site é focado mais no conteúdo sobre a WWE. Por isso, resolvi fugir um pouco do script e vim falar sobre a TNA Wrestling, que por muitos anos foi a melhor alternativa no pro-wrestling mundial, mas hoje poderia ser tema de um livro de como se destrói uma empresa de pro-wrestling. Pois é.
E por isso, tenho a missão de listar os cinco maiores e mais absurdos dos inúmeros erros que a empresa de Dixie Carter e seus amiguinhos cometeu ao longo dos anos. Alguns públicos, outros não. Mas como é muito fácil falar mal da TNA, quero tornar este texto algo construtivo e menos infantil, digamos assim. Vamos lá?
Desistir da X-Division
Como eu citei acima, a TNA Wrestling carregou o bastão de principal alternativa da WWE durante a última década. Com um estilo bastante diferente, a TNA não era tanto “mainstream” e tradicional, valorizando mais o pro-wrestling em si, usando e abusando de high flyers com a famigerada X-Division e valorizando a modalidade feminina bons nomes.
Nomes como AJ Styles (sim, ele mesmo), Frankie Kazarian, Christopher Daniels, Sonjay Dutt, Petey Williams, Low Ki, Jerry Lynn, Samoa Joe (sim, o gordinho também voa!), Elix Skipper, Chris Sabin e Alex Shelley, ao lado de muitos outros, fizeram da X-Division uma divisão absurdamente linda de se assistir. Dificilmente tínhamos uma luta ruim ou uma luta que não tivesse incríveis spots, que fariam o público delirar.
Hoje, a TNA dá muito menos destaque à X-Division do que deveria, já que ela poderia ser o pilar de uma reconstrução da empresa. Temos bons nomes como Trevor Lee, Andrew Everett e Zema Ion, mas não passa disso. Eddie Edwards está passando um tempo na divisão enquanto seu parceiro, Davey Richards, se recupera de uma lesão. Atualmente, Shane Helms (a.k.a. Gregory Helms ou The Hurricane) está no controle criativo da empresa e, de fato, melhorou os caminhos da divisão. É um longo caminho e bastante complicado, mas esperamos que ele consiga fazer não só a divisão, mas como o cinturão revelante novamente.
Entretanto, a atual situação da divisão não alcança a sombra do que já foi nos seus tempos de glória. E deixar a X-Division de lado foi um dos maiores erros que a companhia já cometeu na história.
Não olhar para o futuro
Esse é foi um dos grandes erros da TNA na minha visão, mas nem sempre foi um erro. Deixe-me explicar.
Em 2005-06, o roster da TNA era liderado por nomes como AJ Styles, Team 3D, Christian Cage, Rhino, Samoa Joe, Kurt Angle, Booker T, Rhino, Kevin Nash e cia. Para uma empresa que estava crescendo, ter nomes de grande apelo era bastante importante, principalmente para ganhar visibilidade revelar novos talentos, como a empresa fez com Samoa Joe e AJ Styles.
Entretanto, os anos passaram, e a empresa não soube aproveitar os veteranos da maneira que deveria. Ao invés de usá-los para fazer o nome de novos talentos, eles preferiram deixá-los como destaques do show e o main event da empresa era recheado de wrestlers com mais de 40 anos de idade.
Ao invés de revelar novos talentos, a TNA de Hulk Hogan e Eric Bischoff repetiu os mesmos erros da WCW, dando mais tempo na TV a nomes como Rob Terry, Orlando Jordan, Crimson, Wes Brisco, Garrett Bischoff (sim, filho do Eric) ao invés de talentos que realmente poderiam ser o futuro da empresa. Com esta estratégia, a TNA acabou perdendo ao longo dos anos nomes como os Young Bucks (Generation ME) e Jay Lethal, por exemplo.
Desistir de contratar Jim Ross
Esse foi, sem dúvidas, um dos sinais que mostra que Dixie Carter não entende porra nenhuma de pro-wrestling. Nós já sabemos disso, mas isto prova que ela entende menos do que muitos imaginam.
Em 2010, Jim Ross e Dixie Carter sentaram e conversaram sobre a possibilidade do melhor announcer da história se juntar a empresa dos Carters. Havia interesse mútuo de concretizar o negócio, mas uma exigência de Jim Ross, que qualquer um que entenda deste esporte maravilhoso teria aceitado, impossibilitou o negócio de ser concretizado.
Esta exigência de Jim Ross seria tirar Vince Russo, um dos, se não for o maior imbecil da história desta indústria, do poder criativo da TNA, fazendo com que Ross assumisse um papel importantíssimo nos backstages da empresa. Você faria? Sim. Dixie Carter fez? Não. Ela preferiu ficar com Russo e desistiu da contratação.
Talvez nem todos saibam disso, mas Jim Ross nunca foi apenas um comentarista. Ele sempre teve um papel importantíssimo nos backstages da WWF e da WWE, sendo um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Attitude Era. Ross, inclusive, foi o responsável pelo acerto de contas entre Stone Cold Steve Austin e Vince McMahon após a saída de Austin no começo dos anos 2000.
Foi uma decisão imbecil das inúmeras tomadas por Dixie, que acarretou até a situação presente da companhia. Imagine o que poderia Ross ter feito com um roster talentoso e dinheiro “ilimitado” em mãos? Pois é. Especulando isso, vamos para a próxima parte.
Desistir de contratar Paul Heyman
Sim, meus amigos. Mais um exemplo de como Dixie Carter não entende porra nenhuma de pro-wrestling apenas em 2010(!).
Além de Jim Ross, a companhia também quase contratou um dos maiores gênios que essa indústria já viu: PAUL FUCKIN’ HEYMAN. E Heyman teria um papel ainda maior do que de Jim Ross na companhia, o que seria algo fantástico. Mas não aconteceu.
Se você é um fã da nova geração do pro-wrestling, por favor, me dê a honra de lhe apresentar quem é Paul Heyman. Criador da ECW, Heyman revolucionou a história do pro-wrestling com o estilo hardcore misturado com lucha libre. O formato não era atrativo para patrocinadores, o que levou a empresa à falência e consequente compra de Vince McMahon, mas este formato simplesmente ficou marcado. Entretanto, Heyman não foi somente isso.
Paul Heyman também sempre foi, ao contrário de Vince McMahon e a própria Dixie Carter, um grande revelador de talentos na indústria. Ao longo dos anos, Heyman revelou talentos para o mundo como “Stone Cold” Steve Austin, Chris Jericho, Eddie Guerrero, Rey Mysterio, Chris Benoit, Mick Foley, Rob Van Dam e tantos outros. Também foi Heyman o responsável pelos “pushs” de Brock Lesnar e CM Punk na WWE, quando ninguém via tanto talento neles como eles realmente são.
As intenções de Paul Heyman eram simples e básicas. Ele queria investir nos novos talentos, desistir de wrestlers com mais de 40 anos (veteranos) e, consequentemente, cortar o orçamento e fazer um produto diferente do da WWE. Além disso, como ele mesmo decifrou, ele queria ser o Dana White (presidente do UFC) da TNA. Ele queria uma parte em ações da empresa e controle criativo total. E a TNA não quis.
Basicamente, a TNA não concordou com a visão de focar o programa em wrestlers promissores e jovens, querendo continuar com a visão de Vince McMahon de dar luz aos veteranos. 6 anos depois, poderíamos ter TNA ainda mais forte e saudável financeiramente caso estivesse com Paul Heyman no controle. Entretanto, optaram por seguir a visão dos Carters e deu no que deu.
Hulk Hogan e Eric Bischoff
Mas os erros da TNA não se resumem a não contratações. E talvez o maior deles tenha sido duas contratações em geral.
Em 2009, Hulk Hogan chegou na empresa de Dixie Carter fazendo um barulho gigantesco – algo que é compreensível. Chegando com a missão que seria a de Paul Heyman caso o negócio tivesse dado certo, Hogan tinha dinheiro e controle total sobre a empresa. E na noite em que ele estreou, ele já mostrou para quê veio: fazer merda. Na mesma noite, Val Venis e os Nasty Boys estrearam na empresa. Assim como Ric Flair, que incrivelmente, não recebeu o destaque merecido.
Mais tarde, seu melhor amigo, Eric Bischoff juntou-se com controle criativo total e dinheiro ilimitado. A maioria dos fãs sabem o que aconteceu na última vez em que Bischoff e Hogan tinham isso em mãos.
A dupla trataram de gastar dinheiro com contratações pífias como Orlando Jordan, Val Venis, Nasty Boys, Wes Brisco, Garrett Bischoff, Shannon Moore, Scott Hall, Sean Waltman (X-Pac), Rob Van Dam, Jimmy Hart… enfim. Enquanto isso, nomes como The Young Bucks, Alex Shelley, Awesome Kong, Matt Morgan e Amazing Red foram demitidos, sem mais nem menos.
Assim como aconteceu na WCW, eles focaram o produto em veteranos e simplesmente esqueceram que a companhia tinha que planejar o futuro. O que aconteceu? O dinheiro acabou, a qualidade da empresa diminuiu drasticamente, decisões ridículas foram tomadas e ambos acabaram deixando a empresa em 2013. Hoje, três anos depois, a empresa amarga as consequências de decisões tomadas no passado.
Meus dois centavos: Eu realmente gosto da TNA até hoje. Não faço a burrice de comparar a empresa com outras como NJPW, ROH e PWG, mas eu realmente acho um show que dá para assistir. Claro, muitos erros ainda são cometidos e isso acaba irritando a audiência, mas você consegue ver potencial. Infelizmente, esse potencial não é e talvez nunca tenha sido aproveitado.
Espero que gostem. Críticas, elogios, opiniões, sugestões, xingamentos… É nós. =)
Concordo com diversos aspectos do artigo, não contratar JR foi um erro imenso, Bischoff e Hogan foram provavelmente os dois maiores erros da história da empresa, MAS não posso concordar com tudo que está ai.
Heyman poderia parecer uma ideia boa, sim, o homem que revelou talentos, um Booker responsável por duas épocas notaveis do PW, a ECW e a SD na Ruthless Agression… Mas ele não era viável jusramenre porque ele queria ser o Dana White da TNA e não apenas um booker e se tem algo que o Heyman simplesmente não sabe fazer é administrar, a TNA tinha um orçamento invejável na época, mas nem isso poderia salvar a TNA dos planos dele, pagar licenciamentos de musicas famosas como se isso fosse fazer grande diferença (coisa q nem a WWE faz), demitir os wrestlers com mais de 40, criar um roster cheio de nome das indies… Isso não da certo, nomes como os Hardys e Angle sempre puseram muito mais bundas nas cadeiras q o do AJ Styles.
O erro de não olhar para o futuro está completamente superado e nessa questão acho que você se referiu claro a uma questão passada, hoje na TNA os dois maiores nomes na empresa q estão fazendo toda a IWC babar são Drew Galloway e EC3, um tem 30 anos e o outro 33, os dois são os main eventers mais fortes da empresa. Assim como os outros destaques são Mike Bennet, Rockstar Spud, Trevor Lee, Bram, Eli Drake, The Wolves… Nenhum com mais de 33.
E embora sejam seus dois centavos eu não consigo crer que você ve TNA ainda hoje, o show mudou completamente e hoje é o mais celebrado show semanal junto com a Lucha Underground, por qualquer reporter, do Mike Johnson, q sempre teve simpatia pela TNA ao Meltzer…. Q eh o Meltzer. A influência do Corgan mudou muito o show e pra melhor e creio q hoje o Slammiversary será uma prova disso, o produto é bem diferente do da PWG ou NJPW, mas nem por isso é pior.
Logo mais, assim que essa semana fodida minha acabar, escreverei um artigo reverso hsashsah.
Porém sim, erros como ATE hoje abandonar a X division, formada por nomes excelentes como Zema, Lee, Everett, Andrews, Tigre Uno e Richards é decepcionante, assim como algumas oportunidades perdidas tiraram a TNA completamente do rumo que fizeram ela ser o que é.
O Heyman é um tópico polêmico. Eu sou muito fã dele e admiro demais seu trabalho, mas tem quem não goste e eu entendo os motivos que levam a isso. É realmente complicado, mas é uma jogada que, sinceramente, eu faria.
Sim, o tópico sobre o futuro da empresa é mais baseado nos últimos anos. Entretanto, eu ainda acho que a empresa pode trabalhar um pouco mais e contratar mais talentos. Até porque eles estão fazendo isso porque o mercado está escasso e eles tiveram perdas importantes, como o Joe, Aries, Roode e Young. Hoje eu vejo bons talentos no plantel, mas dá pra investir ainda mais.
Eu também acho o show divertido, dá pra assistir numa boa. A TNA sempre teve ótimos wrestlers, mas uma coisa que sempre me incomodou é a falta de desenvolvimento em storylines. Não sei explicar o que acontece, mas parece que as storylines são curtas demais ou a empresa simplesmente desiste das ideias. Eu estava adorando a gimmick do Matt Hardy de “Iconic”, mas inexplicavelmente colocaram essa nova que, no mínimo, é fraca.
HOJE eu não vejo tanto futuro assim na TNA. Acho que vai falir, como muitos dizem? Não. Mas quando eu digo que eu não vejo futuro, é que eu não vejo futuro para retomar o patamar de 2006-2010.
É um projeto à longo prazo que eu realmente espero que dê certo.