8 podcasts brasileiros de luta livre que você precisa conhecer

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado.

Se tem uma plataforma que cresceu muito rápido no Brasil é a de podcasts. Em uma pesquisa divulgada pela plataforma Deezer, o consumo brasileiro desse tipo de mídia cresceu 67% só em 2019.

Em outras palavras, a “podosfera” nacional está cada vez mais diversa e independente. Ao passo que buscamos em aplicativos como Google Podcasts, iTunes ou Spotify é possível achar personalidades e especialistas debatendo sobre música, política, humor, esporte e, claro, luta livre!

Dessa forma, destacamos abaixo alguns podcasts produzidos no país sobre a nossa arte favorita. Acima de tudo, cada um tem suas próprias características, tais como originalidade, entretenimento, informação, reprises e análises. Seja como for, garantimos que sua quarentena será muito mais divertida com essas recomendações!

4Corners Wrestling Podcast

Ficha Técnica
Periodicidade: Bisemanal
Edições (até o momento): 146
Duração média: 60 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Primeiramente, abrimos a lista com o 4Corners Wrestling Podcast, que, nas quartas e sextas, procura trazer informação sempre carregado de muito humor, opinião e uma leve pitada ácida.

Comandado por Leonardo Luni, Lucas Alberto, Douglas Yung, e Matheus Mossmann, o 4CWP fala das mais variadas vertentes da luta livre mundial. O grupo possui uma identidade visual única, forte e bem organizada, assim como também traz entretenimento através do BOLÃOMANIA, que já está no seu quinto ano de execução e consiste em um jogo de apostas de resultados, completamente gratuito.

Além disso, você tem a opção de assistir ao vivo a gravação dos episódios às terças e quintas, no canal da Twitch TV antes mesmo do programa ser publicado em qualquer outra plataforma.

CatchMania: Backstage

Ficha Técnica
Periodicidade: Semanal
Edições (até o momento): 46
Duração média: 120 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Primeiramente, devemos explicar que os webcasts consistem em vários conteúdos agrupados em um só, sendo eles vídeo, áudio e até animações. Apesar disso, o CatchMania Backstage deve entrar na nossa lista de podcasts, afinal, o programa é o queridinho da galera.

Precisou de oito pessoas na Nexus para derrubar John Cena. Da mesma forma, é preciso de oito pessoas para comandar o programa que vai derrubar seu tédio na quarentena.

É por isso que Flávio Adalberto, Thabata Larissa, Fábio Messias, Marcelo Lopes, Kenny Nogueira, Gabriela Severo, Nayara Nóbrega, Leandro Rodrigues e Day Micheli trazem uma programação cheia de humor e repleta dos assuntos mais variados e atuais da luta livre. E acredite se quiser, nesse meio tempo, vai rolar uma partida de Gartic!

Portanto, se você procura diversão, polêmica e bastante zoeira, esse é um bom programa. Você pode acompanhar o Backstage toda quinta a partir das 21 horas, assim como deve encontrar os demais programas da CatchMania no seu canal do YouTube.

Cotovelo Voador

Ficha Técnica
Periodicidade: Bimensal
Edições (até o momento): 51
Duração média: 90 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Se você acompanha as novidades do WWE Network, você já sabe que, anteriormente, a WWE lançou uma série documental sobre a Ruthless Agression Era. O documentário vem abordando o período onde astros como John Cena, Randy Orton, Batista e Brock Lesnar começaram, assim como explica a criação de lutas como a Elimination Chamber e a Money in the Bank.

Mas não se preocupe, caso você não tenha acesso à plataforma os paulistanos Alvaro Olyntho e Thiago Dutra vêm resenhando essa geração muito antes da WWE sequer pensar na ideia.

Nascido em 2014 e em forma narrativa, o Cotovelo Voador relembra os principais momentos do período pós-Attitude Era. Às vezes, as discussões são profundas, mas o conteúdo é rico e esclarecedor, e a dupla traz lembranças aos fãs mais antigos e curiosidades aos mais recentes. Assim, os dois começaram suas análises na WrestleMania X8, de 2002, e atualmente se encontram a caminho do SummerSlam de 2004.

Enfim Tag Team?

Ficha Técnica
Periodicidade: Variável
Edições (até o momento): 48
Duração média: 35 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Cultura, economia, eventos, jogos, pay-per-views, política, shows, enfim, tudo que envolve diretamente e indiretamente a luta livre permeiam as discussões do gaúcho Anderson e o paranaense Henrique nesse podcast.

Em seu primeiro ano, o programa já se encontra em sua segunda temporada e conta com informações, opiniões e, às vezes, até entrevistas, como foi o episódio com a nossa correspondente internacional Isabelle, que relatou suas aventuras em solo japonês em uma edição especial do show.

Definitivamente, o Enfim Tag Team merece estar nesta lista, afinal, foi o podcast mais recomendado para entrar na matéria. Por fim, a equipe também atua através da plataforma Medium, quando quer divulgar projetos textuais que não conseguem entrar no podcast ou em suas redes sociais. Você pode acompanhar clicando aqui.

Rádio de Pilhadriver

Ficha Técnica
Periodicidade: Bisemanal
Edições (até o momento): 7
Duração média: 10 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Antes de tudo, não pense que dez minutos para um podcast é algo curto, afinal o radialista Luiz Barros, conhecido como Menino Tanaka, só precisa desse curto espaço de tempo para cativar sua atenção e entreter seu cérebro.

O popular Rádio de Pilhadriver surgiu no final de 2014 como um podcast, mas por sua notoriedade logo acabou se tornando um canal do YouTube. Hoje, com mais de 3 mil inscritos, o programa retorna ao mundo dos podcasts e passa por uma remodelação completa em sua estrutura, embarcando em uma onda de histórias da luta livre, até o momento, focadas na cultura japonesa do puroresu.

Dessa forma, o Rádio de Pilhadriver é a escolha perfeita para você que procura preencher qualquer momento curto do seu dia-a-dia. É por essa duração curta, também, que fica fácil acompanhar os episódios e escutar até mais de um por dia.

RingueCast

Ficha Técnica
Periodicidade: Mensal
Edições (até o momento): 41
Duração média: 40 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Em primeiro lugar, obstáculo é uma palavra que não se encontra no vocabulário do jornalista Helmut Esser. Em outras palavras, o criador do Ringuecast lançou o episódio piloto sem saber das inúmeras funções que teria que exercer, tais como gravador, editor, e repórter. Ainda assim, o mineiro não desistiu do programa que, em 2020, completa 5 anos de história.

O destaque vai para os programas de temática opinativa e musical. O primeiro, propõe um debate, realizando a análise completa dos pay-per-views de qualquer empresa. Por outro lado, o segundo abre uma ampla discussão sobre quais são as melhores entradas do cenário atual.

Além disso, o Ringuecast possui também um espaço de entrevistas, no formato bate-papo, quase sempre com um convidado especial que comenta sua própria experiência no mundo da luta livre. Em suma, o programa é hiper descontraído e entra em detalhes sobre qualquer temática da luta livre, de nível nacional e internacional.

WrestleCast

Ficha Técnica
Periodicidade: Variável
Edições (até o momento): 16
Duração média: 60 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

Em primeiro lugar, não se assuste ao escutar o grave da voz de Marcello Henrique. O carioca junto com Cirão, Fael, Júnior, Albino e Gegê formam o WrestleCast, equipe que discute o universo da luta livre em geral enquanto deixam reflexões e perguntas existenciais na mente de quem os escuta.

Em outras palavras, a equipe possui um vasto repertório para fazer análises e comentários de empresas como WWE, AEW, NJPW, AAA, Dragon Gate e até sobre o cenário nacional, realizando entrevistas com pessoas ligadas à luta livre brasileira. Sob o mesmo ponto de vista, revisar shows e analisar cada momento, e aonde eles vão levar no futuro, também é característica desse programa que, em uma hora, mostra muito humor, sarcasmo e ironia em seus comentários.

De acordo com um dos membros da equipe, além do podcast, o grupo tem planos para retornar com seu canal no YouTube. Portanto, aguardem, vocês ainda vão ouvir muito dessa galera.

WrestleManíacos: Mesa Quadrada

Ficha Técnica
Periodicidade: Semanal
Edições (até o momento): 3
Duração média: 120 min
Plataformas disponíveis:
Redes Sociais:

“Agora os maníacos por wrestling também são maníacos por podcasts!”

É assim que o Mesa Quadrada é apresentado, sendo mais um da grande leva de novos projetos do WrestleManíacos. O programa procura sempre debater sobre um assunto em específico, geralmente sendo aquilo que mais foi comentado durante a semana.

Para comandar esse podcast cheio de conteúdo é preciso não só de um, mas sim, dois Joões! E você com certeza já conhece a dupla João Aranha e João Passos, também conhecido como JVS. Afinal de contas, esses dois possuem muita história e experiência dentro do mundo da luta livre.

Além disso, o WrestleManíacos possui mais dois podcasts em andamento: o Terceira Corda, voltado para debates sobre os temas mais urgentes e importantes na atualidade e o Holofote, que promove entrevistas com diversas personalidades da luta livre nacional. Porém, isso é apenas o começo, afinal a equipe já vem avisando que mais novidades vem por aí!

Algum desses programas te interessou? Então comece a seguir os podcasts no seu serviço de streaming favorito e aperte o play!

2 comentários em “8 podcasts brasileiros de luta livre que você precisa conhecer”

Deixe um comentário