A WWE é a maior empresa no ramo da luta livre mundial. Com fãs por todo o globo, é necessário criar um elo de identificação com a base de fãs de uma certa região ou país. Assim, Vince McMahon e sua equipe de criação atualmente apostam em nomes estrangeiros ou com raízes de determinada localidade para obter destaque na empresa. Lutadores do Japão, como Asuka e Shinsuke Nakamura, ou do México, como foram Alberto del Rio e Sín Cara são exemplos. E a Índia, com seus 1.3 bilhões de habitantes, não poderia ficar de fora.
No final da década passada, a empresa investiu em The Great Khali, um gigante com mais de 2,10m de altura e uma aparência indestrutível. A aposta foi tão alta que o indiano chegou a ser World Heavyweight Champion, em 2007, em um momento que Batista, Edge e Undertaker eram os principais nomes do SmackDown. Contudo, devido a sua habilidade limitada dentro do ringue e com pouquíssimo carisma, logo as oportunidades do personagem foram indo pelo ralo, até sua saída da empresa, anos mais tarde, servindo apenas para um personagem de humor.
Porém, a Índia possui uma população gigantesca que é fã de luta livre, e, numa visão realista, apostar em um nome indiano pode gerar um grande mercado para a WWE. Sendo assim, Vince e seus bookers resolveram novamente investir em um nome para representar o nome indiano. Jinder Mahal, canadense, mas com ascendência indiana, estreia em meados de 2013, porém, não agrada no primeiro momento. Seu destino, assim como o de Khali, parecia ser o de participar de momentos menores dentro do show, sendo inclusive integrante da 3MB, facção que contava com Heath Slater e Drew McIntyre.
Dos três integrantes da 3MB, apenas Heath Slater permaneceu na empresa, os dois outros logo foram demitidos. A WWE, naquele momento, fica sem um representante indiano de destaque, como possuiu com Khali por um tempo determinado. Entretanto, em 2016, a WWE promove novamente a divisão dos lutadores em seus shows semanais. O Draft gerou uma diminuição de lutadores, divididos em RAW e SmackDown Live. Jinder Mahal, após dois anos longe da empresa, retorna.
No primeiro momento, seu retorno era mais do mesmo. Mahal seguia sendo um jobber, sem vitórias e sem apelo. Porém, o ano de 2017 trouxe o lutador com mais força, fisicamente e dentro dos backstages. O personagem foi repaginado, possuía porte de Main Eventer, conquistou vitórias e rapidamente ascendeu dentro do plantel da empresa. Sua mudança para o SmackDown Live trouxeram rumores de que finalmente poderia ser aproveitado em uma corrida pelo título, na época o dos Estados Unidos. Porém, a escalada foi maior do que poderíamos imaginar.
Mahal, em um combate eliminatório, recebeu a oportunidade de lutar pelo WWE Championship no Backlash. Para a surpresa de toda a comunidade da luta livre na internet, Mahal vence o combate contra Randy Orton, um dos maiores nomes dos backstages da empresa, Main Eventer por mais de uma década. Jinder Mahal, ele mesmo, é o novo campeão da WWE. Esse é o seu primeiro título dentro da empresa. Surpreendente, como deveria ser a luta livre sempre.
Desde então se passaram cinco meses, e o Modern Day Maharaja continua como campeão. A expectativa era de um reinado de curta duração, que logo Orton retomaria o posto de campeão. Porém, Jinder Mahal segue sendo uma grande aposta, com seu visual renovado e um cinturão nos ombros. Há a expectativa de que ele siga como campeão durante a turnê na Índia, que seria a coroação de um investimento feito por Vince, caso a turnê seja um sucesso de vendas. Lutadores, mesmo que heels, tendem a ser ovacionados em suas casas.
Entretanto, os número dizem o contrário a aposta da WWE. Desde que Mahal se tornou campeão, a audiência dos programas da empresa caíram na Índia, criando um efeito reverso ao esperado. E, suas promos, ditas por muitos como repetitivas, não surtem o impacto que um personagem heel deveria passar. Ademais, o seu próximo desafiante pelo cinturão tende a ser AJ Styles, nome consagrado dentro da luta livre mundial e o principal lutador do SmackDown Live.
É provável que Jinder Mahal fique com seu cinturão ao menos até dezembro, quando a WWE promoverá o retorno do Starrcade, icônico evento da antiga WCW, para a marca azul. Porém, esse pode ser o último evento do indiano como campeão. Será que os dias de Jinder Mahal como WWE Champion estão contados? Vamos esperar pra ver.