Apesar de estar programado para uma luta pelo título no NXT No Mercy, a WWE demitiu Mustafa Ali na quinta-feira, 21 de setembro, como parte de grandes demissões pós-fusão. Ali foi demitido junto com mais de 20 lutadores, incluindo Dolph Ziggler, Matt Riddle, Elias e Rick Boogs.
A demissão causou bastante insatisfação dentro da WWE, com o Fightful Select relatando que “houve várias pessoas descontentes” com a demissão de Ali e houve uma frustração notável devido à falta de comunicação entre a WWE e a NXT.
Parte da frustração decorreu do esforço renovado para posicionar nomes conhecidos no WWE NXT e o planejado combate entre Mustafa Ali e Dominik Mysterio de repente foi cancelado com a demissão de Ali. A demissão também parece ter pego as pessoas na NXT de surpresa, já que não havia indicação de que Ali seria demitido em 19 de setembro, nem havia indicação de que alguém com contrato do elenco principal seria demitido.
Ali retornou à WWE NXT no início de 2023, e os planos para Ali no show de terça-feira estavam traçados até março de 2024.
Shawn Michaels abordou a demissão de Mustafa Ali na conferência de imprensa pré-NXT No Mercy, dizendo:
“Descobri pouco antes dele. Vou dizer o seguinte, estaria mentindo se dissesse que isso não nos surpreendeu. Uma coisa que estou aprendendo aqui é que o elenco principal e a NXT são elencos totalmente separados. Tenho uma ótima impressão de Mustafa, tive uma ótima relação de trabalho com ele no tempo em que ele esteve aqui, vou sentir falta dele. Isso é o que fazemos aqui na NXT. Nos adaptamos. O alarme de incêndio é algo que é comum aqui na WWE e certamente aqui na NXT. Acho que fizemos uma grande mudança, nos adaptamos, e ele é um jovem incrivelmente criativo e talentoso, e sem dúvida seu futuro parece incrivelmente brilhante e ele terá sucesso. Vou sentir falta dele e aproveitei o tempo em que trabalhei com ele. Agora, Trick Williams é o beneficiário disso, e ele tem a maior luta de sua vida no No Mercy.”
De acordo com relatos, a WWE decidiu demitir Ali porque ele ainda estava recebendo o salário do elenco principal, apesar de fazer parte da NXT, e não havia indicação de que ele seria trazido de volta para o elenco principal em tempo integral.
H/T Fightful