No começo do dia, 13 de janeiro, diversos portais noticiaram que o SmackDown causou um prejuízo milionário à FOX. Mas será que é verdade?
De acordo com Dave Meltzer, do Wrestling Observer Newsletter, a transmissão do SmackDown foi um grande empreendimento deficitário para a FOX. Meltzer citou um relatório do Morgan Stanley que sugeria que a rede pagou $ 196,7 milhões para a WWE como taxas de transmissão em 2020-2021 e fechou o ano com perdas consideráveis de $ 134 milhões.
A reportagem de Meltzer repercutiu ferozmente pelos portais, mas a informação está completamente distorcida. No relatório da Morgan Stanley, é possível identificar o valor pago pela FOX para os direitos de TV, e também a receita gerada no SmackDown com propaganda, mas esses valores sozinhos não indicam uma condição de lucro ou prejuízo.
Como informado por Brandon Thurston, há também um valor de retransmissão implícito, mas a questão aqui é que embora o SmackDown não esteja gerando um retorno acima do que foi pago, isso não significa que seja o show que esteja causando prejuízo ao canal.
A FOX é quem não aproveita o máximo potencial do SmackDown
Na verdade, essa informação denota como a FOX não está aproveitando os direitos de TV que possui de uma forma eficiente. O SmackDown é o programa de TV com a melhor audiência da FOX, e dificilmente eles conseguiriam números similares com outro show.
A maior prova de que esse não é o caso, é que a WWE irá renegociar seus direitos de TV num valor maior do que os contratos anteriores, de maneira contrária ao prejuízo. O mínimo que se espera na renovação é que a WWE receba 1/3 a mais em seus novos contratos.
É assim que a TV funciona. A FOX continua sendo lucrativa, com lucros que diminuem porque a indústria televisiva está em queda, mas ainda lucrativa. Tanto que é uma das possíveis compradoras da própria WWE.