Enterrando o Coveiro

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado.

Olá caro leitor, chego até aqui outra vez, com um novo texto para você! Bem, o texto é novo, mas o tema é, digamos, uma constante no meu repertório. Talvez seja sina minha, de vez ou outra o lutador que falaremos hoje retorna como foco principal. Juro que não é proposital… Tá, talvez seja um pouco, mas garanto que ele realmente merece ser lembrado pro todos nós fãs da arte das lutinhas. Falaremos sobre o habitante mais ilustre do Vale da Morte, a escuridão personificada, o mito trevoso, The Undertaker, e sua situação atual na World Wrestling Entertainment Inc.

Se você está lendo esse artigo, certamente tem a noção da grandiosidade da carreira do Deadman, não importando se você é da geração que assistia WWF na TV Manchete ou da novata que vê WWE pela Fox Sports. É fato, qualquer um que tenha o menor contato com luta livre obrigatoriamente conhece Undertaker, a história do wrestler e do esporte, como um todo, são intimamente interligadas. Do inicio dos anos 90 até os tempos atuais, públicos de todo o mundo são testemunhas da ascensão de um personagem icônico, misterioso, cativante, uma criatura que supera as barreiras do tempo mesmo que sejam notáveis as consequências no corpo de seu criador. Diante de um inegável legado, a WWE pretende no próximo Survivor Series comemorar a carreira de Undertaker, relembrar os 25 anos da história de um dos personagens mais marcantes do universo do pro wrestling. Porém, analisando o que a própria empresa está fazendo com o lutador nos últimos anos, será que temos algo de bom para comemorar?

Wrestlemania XXX. Sim, eu já superei o que aconteceu nesse PPV… Mentira, ainda está entalado em minha garganta, mas não vou ficar aqui reclamando novamente. Outra mentira, é lógico que eu vou reclamar! Undertaker mais cedo ou mais tarde vai se aposentar, isso é mais do que óbvio. Porque não ter deixado intacta a sua streak de vitórias no evento, que era tão importante quanto o próprio lutador, ser eternizada junta a seu dono no Hall of Fame? Além disso, com tanto nome para quebrar o tabu de uma forma digna, tinham que escolher justamente um mercenário como Brock Lesnar? Vários nomes possíveis passam até hoje por minha mente: Bray Wyatt poderia ter sido agraciado com a benção do Deadman, algo que seria super valioso em sua carreira; Sting era muito cotado pra ser o conquistador da streak na época, o que acarretaria em uma luta lendária; Kane também poderia ser a escolha perfeita para quebrar a sequência, devida sua história com Taker, como um fechamente de um ciclo; Até John Cena seria um nome plausível. Definitivamente, Brock Lesnar foi um erro. Aliás, a quebra da streak em si foi um erro, um dos maiores tomados pela “autoridade” nas últimas décadas.

Shocked-Taker-Fan

Vamos fechar o assunto “21-1” de uma vez por todas, porque já foi mais do que abordado, e tem muitas fezes ainda por vir, pode ter certeza. Seguindo o raciocínio lógico do pro wrestling, após uma derrota como essa o mais previsível seria Taker se erguer das profundezas para vingar seu nome, porque é o que um ser sombrio faz. E foi isso que aconteceu tempos depois, no Battleground (esqueça sua luta contra Bray Wyatt no Wrestlemania 31 nesse meio tempo, não tem uma importância enorme para a sua carreira), só que não da forma que muita gente queria…

Interrompendo o main event entre Seth Rollins e Brock Lesnar, que por si só já era uma luta muito esperada há muito tempo por vários, ele tenta passar sua mensagem a Lesnar aplicando um low blow. Um golpe baixo, como se ele fosse um heelzinho barato! Nota-se que a WWE por alguma razão está tentando humanizar o Deadman, torná-lo mortal novamente, um homem que antes expirava medo agora se mostrando totalmente amedrontado. Isso é o maior erro de toda a história. Não é o ring skill nem o mic skill de Taker que contam (que na verdade, são bem normais comparados a outros wrestlers), é a magia que o personagem causa, o mistério que o ronda em todos seus aspectos. Ninguém quer ver um velho querendo honrar sua virilidade a todo custo, as pessoas querem realmente acreditar que ele tem mesmo pacto com o sobrenatural. Pode soar estúpido, mas é o que a luta livre se baseia, não é mesmo?

wwe-raw-undertaker-brock-lesnar-low-blow-642x330
WWE Raw (17/08/15) Foto: WWE.com

De qualquer forma, o recado foi dado, e uma luta no Summerslam foi marcada. Antes disso, no Raw que antecedia o PPV, Undertaker aparece em um segmento entre Brock Lesnar e Paul Heyman, e para não perder o costume aplica mais um low blow, seguido de um ataque, tornando Lesnar uma espécie de face. Melhor nem comentar… Continuando até a luta que fechava o PPV entre Taker e Lesnar, tudo corria bem até chegar em seu final. Undertakertap out em um kimura lock, fazendo com que o controlador tocasse o gongo alegando a vitória de Lesnar, porém como o juiz não tinha visto o ocorrido ele mandou continuar a match. Até agora não consigo imaginar como alguém tem uma ideia tão (estúpida) mirabolante para um final de match, e como alguém autoriza isso acontecer. Sério, é impossível. Para completar, enquanto o juiz está distraído, Undertaker dá um low blow em Brock para vencê-lo, outro golpe desesperado e totalmente desnecessário que só alavanca Brock Lesnar à um nível absurdo de favoritismo que ele não merece.

A história continua até o Hell in a Cell, um dos territórios de Undertaker. Não aprofundando em mais detalhes, Taker perde após receber um low blow seguido de um F5. Como se não fosse o bastante, ao final da luta Bray Wyatt e sua “família” acabam com o que restava da dignidade de Undertaker atacando e carregando-o como se ele não fosse nada. Undertaker cada vez mais subjugado, sua carreira cada vez mais jogada no lixo. Para quê? Para transpor a obscuridade de um personagem que está com os dias contados para uma nova geração? Se fosse para isso acontecer, era só ter feito com que Wyatt vencesse e acabasse com a invencibilidade de Taker no Wrestlemania, e não ter escolhido Brock Lesnar como ganhador. Chega, não vou voltar a falar da Wretlemania, vamos fechar esse papo todo! É uma ironia a WWE homenagear, ou sei lá o que porra eles querem fazer, o lutador no próximo Survivor Series.

São 24 anos de um legado subestimados por 12 meses de erros. Pode acontecer qualquer coisa nesse PPV temático, podemos estar diante da festa de aposentadoria do lutador, porém nada, absolutamente nada, vai apagar esse período tenebroso da carreira de Undertaker. Sim, eu sei que pode ter sido ideia do próprio lutador tudo o que eu relatei nesse artigo, o que pessoalmente seria uma decepção. Nunca iremos saber, ele próprio pode não estar ligando, mas o fato de uma massa de fãs ainda ligar para o Coveiro deveria ser levado em conta. Não importa quem é o culpado, ele deve ser parado imediatamente.

Deixe um comentário