A NBA tem um novo campeão. Na noite da última quinta-feira (13), o Toronto Raptors, liderado por Kawhi Leonard, encerrou a dinastia do Golden State Warriors, impedindo-os de se tornarem tri-campeões consecutivos.
Se hoje, a liga americana de basquete é um sucesso na mídia, isso se dá graças à elevação da popularidade do esporte nos anos 80 e 90.
Curiosamente, a Luta Livre também se tornou um fenômeno nessa década, tornando seu lutadores e companhias parte da cultura pop da época.
E no final da década de 90 os dois esportes se encontram em uma combinação improvável, onde dois de seus principais jogadores se enfrentaram no evento principal de um Pay-Per-View de uma das maiores companhias do Wrestling da época.
Quer saber como foi essa história?
A rivalidade que não acabou nas finais da NBA
Em 1998, o Chicago Bulls tentava conquistar seu sexto título da NBA na década. Contando com um super time, formado por grandes jogadores da época como Scottie Pippen, Steve Kerr e Tony Kukoc, ainda tinha o luxo de contar com o maior jogador de todos os tempos, Michael Jordan. Além disso, eles eram comandados por um do grandes técnicos do basquetebol mundial, dono de 11 conquistas na NBA, Phil Jackson.
Mas existia um jogador em especial que tomava a atenção para si, não apenas por sua inegável habilidade em quadra, como também pelas suas polêmicas dentro e fora dela. Dennis Rodman, o The Worm, acumulou polêmicas e títulos de melhor jogador defensivo ao longo de sua carreira, é amigo pessoal do ditador norte-coreano Kim-Jong-Un e até namorou a rainha do pop, Madonna.
Durante a sua suspensão por conta da agressão à um cameraman em Minnesota em 1997, Rodman pequenas férias durante a temporada da NBA. Ao invés de curtir sua folga em uma praia paradisíaca, decidiu aparecer no Monday Nitro, da World Championship Wrestling, ao lado do seu amigo pessoal Hulk Hogan, como novo membro da New World Order, maior grupo da Luta Livre na época.
O Wrestling, que estava presenciando uma guerra de audiência nas noites de segunda-feira, agora tinha mais uma atração: Rodzilla.
Rodman voltou para a equipe do Chicago Bulls nos Playoffs, onde chegou até as finais para enfrentar o Utah Jazz, que era liderado por John Stockton e Karl Malone. O último, que jogava como ala-pivô, tinha números impressionantes de pontos e rebotes, e era a arma de Utah para acabar com a dinastia de Chicago. The Worm ficou responsável por marcá-lo, e essa estratégia deu certo: Malone e os Jazz não conseguiram superar Jordan e os Bulls, que ficaram com o título da NBA pela quinta vez em 7 anos.
Malone, assim como Rodman, também era fã de Luta Livre. Durante a temporada 97-98 da NBA, se tornou grande amigo de Diamond Dallas Page, astro da WCW na época. Segundo o lutador, Malone queria estar no ringue e lutar, era um sonho de infância. Na época, a rival da empresa, a WWF, tinha feito uma história que envolvia Shawn Michaels, Steve Austin e Mike Tyson, maior boxeador da época, para a WrestleMania. Page afirma que os planos de Eric Bischoff, no entanto, eram anteriores à esse combate.
Porém, em 1998 ela segunda vez consecutiva, Bulls e Jazz fariam as finais da NBA. Rodman e Malone se enfrentam novamente. No terceiro jogo, a série ainda estava equilibrada, as equipes empatavam em vitórias (1-1). Chicago sai vencedor do Jogo 3, e Rodman tem um dia de folga. O jogador aparece novamente no Monday Nitro, montando um cenário perfeito para a equipe de roteiristas da WCW: fazer com que os dois lutadores se enfrentem no evento principal do Bash at the Beach, próximo Pay-Per-View a ser promovido pela empresa.
Com o cenário perfeito, Bischoff e Dallas Page voaram para Salt Lake City, casa dos Jazz, para negociar com Malone, que aceitou a oferta.
A WCW vivia o seu melhor momento, vencendo a WWE consecutivamente nas noites de segunda-feira, e apostava em dois jogadores que acabaram de duelar nas finais da NBA – que também batia recordes de audiência – para aumentar suas vendas. A notícia do duelo entre os dois veio a público no terceiro quarto do último jogo das finais, que o Chicago Bulls venceu com um arremesso inesquecível de Michael Jordan nos últimos segundos da partida.
O anúncio fez com que o Bash at the Beach fosse o evento mais vendido em Pay-Per-View da WCW em 1998.
No combate, Hulk Hogan e Dennis Rodman venceram Diamond Dallas Page e Karl Malone, em 23 minutos que os jogadores não decepcionaram e fizeram o main event ser, no mínimo, divertido. Malone até mesmo tentou um Diamond Cutter, movimento finalizador de DDP.
A rivalidade, que começou nas quadras, acabou por aí. Rodman e Malone, antes rivais de divisão, agora se enfrentariam frequentemente, já que durante a temporada 98-99, Rodman se transferiu para Los Angeles, que joga a mesma conferência que Malone e os Jazz. Para a WCW, o apelo da rivalidade não seria tão alto após a troca, e a história foi encerrada. É possível que os lutadores, somados, tenham ganhado mais de 2 milhões de dólares pela participação no evento.
O que fica, no entanto, é a história. Rodman se aposentou poucos anos depois, e Malone conseguiu continuar ativo por mais tempo que a WCW, que encerrou suas atividades em 2001, quando foi vendida para a WWE.