O Hall da Fama da WWE, JBL, compartilhou sua opinião sobre o anúncio recente de que a WrestleMania 43 será realizada na Arábia Saudita em 2027. A decisão gerou críticas por parte de alguns fãs, mas durante o episódio mais recente do podcast Something To Wrestle With, JBL defendeu fortemente a escolha da empresa.
O ex-lutador argumentou que se engajar com outros países através de eventos culturais, como os da WWE, é uma forma mais eficaz de promover mudanças positivas do que o isolamento. Ele também rebateu aqueles que se colocam como a “polícia moral” de uma empresa global, afirmando que críticas desse tipo são equivocadas.
“Eu não posso julgar os motivos. Não sei se é um motivo egoísta, tipo ‘eu só quero ser ouvido’, ou se realmente é algo em que acreditam, e essa é a voz deles falando. Não sei de onde vêm. Acho isso equivocado. Não somos a polícia moral. E você pode listar motivos para não fazer negócios com praticamente qualquer país, inclusive o nosso. Entendo que as pessoas querem ser ouvidas, mas eu não concordo com essa discordância”, disse JBL.
Ele ainda destacou sua crença de que o engajamento, e não o isolamento, leva a mudanças positivas, citando a reação do público saudita em eventos anteriores:
“Quando tivemos mulheres lá, pela primeira vez em alguns países do Oriente Médio, os fãs, em determinado momento, cantaram ‘This is change’. Isso é importante. Trabalhar com esses países é importante. Quando você isola esses países e não se envolve, historicamente nada muda e tudo o que você faz é empobrecer uma nação inteira. Quando você envia algo como a WWE para a Arábia Saudita, você abre o mundo. Você vê nos olhos das crianças, nos gritos do público, que isso mudou. Claro que existem muitos problemas, sim, 100%. Nosso país também tem problemas. Se você olhar de fora, talvez não queira fazer negócios conosco também. Mas acredito que a WWE está fazendo algo bom.”
JBL, portanto, defende que a WrestleMania 43 na Arábia Saudita pode ser uma oportunidade de crescimento cultural e social, reforçando o papel da WWE como uma plataforma global de entretenimento e mudança.