O jornalista Antonio Nieto trouxe à tona um equívoco de longa data sobre o assassinato do lendário luchador Espanto I, Jose Eusebio Vazquez Bernal, que foi morto em 1968 ao lado de outro luchador.
Espanto iniciou sua carreira no wrestling nos anos 1950 e se tornou uma figura icônica, tanto ao lado quanto oponente de El Santo na década seguinte, notavelmente perdendo sua máscara para ele em 1963 antes de continuar sem máscara por quase cinco anos. Ele foi baleado em uma altercação em um bar ao lado de outro luchador, Misterio Negro II, em 30 de maio de 1968. Por anos, o assassinato foi atribuído ao dono do bar.
No entanto, em uma matéria exclusiva do “Infiltrado“, Nieto explicou que o dono do estabelecimento nem sequer estava presente no momento. Ele detalhou como Espanto, Misterio Negro II e um terceiro lutador, Cruz Diablo, foram a um bar após um evento no Coliseo de Monterrey, antes de se dirigirem ao local fatal. Diablo saiu mais cedo, aconselhando-os a voltar para o hotel, mas eles insistiram em continuar.
No segundo bar, os luchadores foram acompanhados por dois outros funcionários, um deles o bartender Mario Nunez, um colega seu, e três clientes. Uma discussão começou sobre um jogo de dados que estava sendo disputado por “altas quantias de dinheiro”. Quando Espanto se aproximou de Nunez no bar, o bartender sacou um revólver e o advertiu para sair.
Espanto teria fingido sair antes de retornar, momento em que Nunez disparou um tiro que perfurou o coração do luchador. Misterio Negro II então se aproximou do bar, levando Nunez a disparar três vezes.
Nunez fugiu em um táxi ao lado de seu colega, que foi detido horas depois. O bartender nunca foi preso pelo assassinato de Espanto. Publicações apontavam longamente para o assassinato como resultado dos luchadores estarem embriagados, incomodando mulheres ou querendo que o local não fechasse para continuar bebendo. Na realidade, disse Nieto, todas as evidências apontam para Espanto ter sido morto após sentir que estava sendo enganado em um jogo de dados.
H/t WrestlingInc.com
