Nesse fim de semana acontecerá a quinta edição do maior evento de Luta Livre do Brasil: o Juntos Somos Fortes.
Criado em 2015, o evento será realizado em dois dias (sábado e domingo) e reunirá lutadores de cinco federações do Pro-Wrestling brasileiro: Federação Internacional de Luta Livre (FILL), Nova Era Santista (NES Luta Livre), Libertas Luta Livre (LLL), South Wrestling Union (SWU) e a estreante Action Pro Wrestling (APW).
>> Compre aqui a camiseta oficial do Juntos Somos Fortes 5! <<
Desde a sua criação, o Juntos Somos Fortes é sediado em diferentes arenas do País. Esse ano será a vez da Arena Dicró, que fica no bairro da Penha Circular, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Quer saber mais sobre o evento? Continue nesse post!
As Equipes do Juntos Somos Fortes 5
FILL
Fundada em 2007, a companhia é a organizadora do evento. A FILL, que teve começou com treinos nas praias do Rio de Janeiro e hoje faz eventos em espaços esportivos e arenas, é uma das federações pioneiras no resgate da Luta Livre nacional, antes mesmo do boom causado pela chegada da WWE no Brasil, em 2008.
Para o evento, a FILL é a companhia que possui o maior número de participantes nesse ano: são 11 no total, incluindo o lendário Tytan, fundador da empresa, o Rei dos Voadores Gabriel Nogueira e El Garra.
Libertas Luta Livre
Libertas quæ sera tamen – esse é o lema presente na bandeira de Minas Gerais, e que dá o nome à federação representante do estado, a Libertas Luta Livre. Criada na segunda metade da década, a companhia sempre traz seus representantes pra o evento.
O maior destaque deles é Higor Pezão, campeão de duplas da FILL ao lado de Iron Charles. O lutador enviou seu depoimento sobre o evento pra gente, confira!
É incrível ver que o torneio Juntos Somos Fortes chega a sua quinta edição. Pra quem vê de fora, acha que é apenas um evento em conjunto com outras equipes do país, mas na verdade, vai além. De todas as vezes em que participei, a sensação e sentimento de amizade e parceria sempre foi o mais notório e o mais gratificante. Compartilhar suas experiências e tempo com pessoas que têm o mesmo sonho que você, é sensacional. Ver seus objetivos e sonhos no fundo dos olhos de tanta gente reunida, revigora nossas forças e determinação pra um futuro melhor pra todos nós: lutadores e fãs.
Esse final de semana, o torneio faz seu quinto aniversário. De muitos que ainda virão. E sei que virão, independente das equipes envolvidas, porque sempre haverão lutadores no Brasil (e fora daqui) com o objetivo que contribuir. De aprender. De ensinar. De evoluir. De ver a Luta Livre Nacional crescer e alcançar o público. De mandar este público pra casa contente.
Fazer luta livre no Brasil é complicado. Esse ano mesmo, tivemos vários problemas. Mas persistimos. Criamos planos B. C. D. Passamos por cima e seguimos em frente. Sejam 10 equipes, sejam 2. Porque é aquele papo, né…
Juntos Somos Fortes!
Action Pro Wrestling
2019 veio para marcar um novo momento na Luta Livre nacional. Após uma serie de eventos inesperados, um grupo de lutadores se uniu para criar uma nova federação de Pro Wrestling, mais inclusiva e que coloca o respeito aos lutadores como requisito indispensável.
>> Confira a promo da APW para o Juntos Somos Fortes 5 <<
Assim nasceu a Action Pro Wrestling, companhia paulista que faz sua estreia no evento. E ela já vem fazendo barulho, pois traz um grande número de lutadores para o Juntos Somos Fortes, incluindo seu fundador, Rony Kidd e a estrela internacional, Gio Maverick.
NES Luta Livre
É impossível falar da renovação da Luta Livre nacional sem falar da Baixada Santista. A região, que fica no litoral de São Paulo, é uma das responsáveis pela criação de grandes lutadores, que hoje participam de diferentes companhias no país.
Um deles é o campeão de duplas da FILL, Iron Charles, que estreou no evento apenas com 16 anos, em 2013. Assim como o seu parceiro Pezão, ele também deixou seu depoimento pra gente.
Juntos Somos Fortes pra mim me remete à muitas memórias boas, porque foi o primeiro evento de Luta Livre que eu participei que não era aqui, na Baixada Santista. Eu já tinha lutado em Santos, eu já tinha lutado em São Vicente. Eu nunca tinha lutado em São Paulo por exemplo, eu nunca tinha lutado no Rio de Janeiro. E era o evento de uma magnitude que eu não tinha nem ideia, eu não tinha entendido muito bem o quão grande era aquilo, de ter a FILL, de ter a SWU, de ter o pessoal lutando independente, e de ter a CWL que era a equipe que eu participava na época, aqui em São Vicente.
E só de eu ter tido a oportunidade de mostrar o meu trabalho, eu, ingênuo, crianção, naquela época pra mim foi um marco muito grande. E eu acho que eu cresci como lutador e eu cresci como ser humano também. E se hoje eu to onde eu tô, lutando da CFW, lutando na APW, ainda lutando na FILL, é por causa do Juntos Somos Fortes, por causa daquela oportunidade que recebi na época. Se hoje eu sou o que eu sou, parte disso é por causa desse evento que aconteceu há 6 anos atrás, quando eu era um adolescente ainda.
O edição de 2015 também marcou um momento especial para o lutador, que se tornou Rei dos Voadores da FILL naquele evento, ainda com apenas 17 anos.
Eu acho que foi mais ali um selo de aprovação, tipo um “você está aqui pra ficar mesmo”. O Juntos Somos Fortes só me remete à memórias boas.
>> Confira a promo de Iron Charles para o Juntos Somos Fortes 5 <<
A Luta Livre nacional precisa de você
É de conhecimento geral que a Luta Livre nacional passa por um momento de reconstrução. Não estamos mais nos tempos de ouro, onde Ted Boy Marino e companhia desferiam seus golpes em pleno horário nobre na Rede Globo de Televisão.
No entanto, o renascimento da Pro-Wrestling brasileiro passa pelo conhecimento geral do público, que, por não ter uma quantidade adequada de informações sobre a existência de equipes em suas cidades, acaba por não conhecê-las. Por esse motivo, o WrestleBR abre e sempre abrirá espaço para as companhias, assim como fizemos com a APW em sua estreia, no início do ano.
Sendo assim, a Luta Livre nacional precisa de você, fã dessa arte, para sobreviver.
Não sabe como ajudar? A gente te explica.
A FILL possui um programa de apadrinhamento, onde você pode fazer contribuições a partir de R$ 1,00. Pelo valor de 3 paçocas, você consegue fazer a Luta Livre nacional crescer. Vamos lutar juntos por isso?