Dois ex-lutadores da WWE elaboraram sobre como a estrutura de pagamento funciona na era moderna.
Assim como no mundo do entretenimento em geral, o cenário da luta profissional mudou drasticamente na última década. Com a queda nas vendas de mídia física em favor do streaming e grandes eventos incluídos no preço das assinaturas, isso também se refletiu na forma como as estrelas do show são pagas em relação às grandes apresentações e aos pagamentos de royalties.
Ao aparecer no canal do YouTube de Maven, os ex-lutadores da WWE Mace e Mansoor discutiram como vários aspectos da empresa são diferentes hoje do que eram na época em que Maven competia no início dos anos 2000.
Quando o tópico do pagamento surgiu, Maven afirmou que estava nas folhas de pagamento, o que significa que ele receberia uma porcentagem das vendas de ingressos para cada show e seu pagamento diferia de semana para semana. Mansoor respondeu que eles recebem um cheque pelo correio toda semana, mas é o mesmo valor independentemente de quantas vezes ele eles lutaram naquela semana.
Pagar por tudo
Mace acrescentou à Mansoor que eles tinham que pagar por tudo, exceto pelos voos, e às vezes seria mais benéfico não lutar, pois recebiam mais devido à falta de despesas. Quando o tópico da garantia mínima veio à tona, que é o salário base que uma Superestrela está definida para receber, Mace e Mansoor descreveram o sistema de balde:
Mace: “É um pouco diferente agora porque o que eles têm agora é chamado de sistema de balde… Então, ainda temos uma garantia mínima e tudo o que você faz, na verdade, você é pago tecnicamente, e vai para esse balde. Mas, desde que seu balde não transborde, você apenas recebe sua garantia mínima.”
Mansoor: “É muito complicado, mas é basicamente isso que significa. Cada vez que você trabalha em um show, você recebe um pagamento invisível que na verdade não vai para sua conta bancária, vai para um balde metafórico. O topo do balde é sua garantia mínima.
Se sua garantia mínima for de $125.000 e digamos que cada vez que você trabalhe em um show, eles façam um pagamento invisível de $1.000. Agora você não vê esse $1.000 até fazer $125.000 em reservas em cima da sua garantia mínima. Então, tudo acima de $125.000 que você ganha é um extra como bônus para você. Então, digamos que você venda um monte de camisetas…”
Maven: “Então, as vendas de merchandise também vão para o balde?”
Mansoor: “Então, nós não vimos nenhum dinheiro extra de merchandise, tudo foi para o nosso balde.”
Maven: “Espera aí, vocês não recebem royalties?”
Mace: “Não, a menos que você venda tanto que supere sua garantia mínima.”
Sem Royalties para Mace e Mansoor
Maven: “Cheques de PPV, vocês recebem cheques de PPV? Nós costumávamos, mal podia esperar para receber um cheque de PPV.”
Mace: “Te pagam a mesma quantia, estando ou não em PPV.”
Mansoor: “A menos que decidam pagar mais do que sua garantia mínima por um PPV. Então, digamos que minha garantia mínima seja de $125.000 e eu trabalhei em um show da Arábia Saudita, que é “DINHEIRO! DINHEIRO!” e eles decidem me pagar $150.000, então você vai ganhar $25.000 de bônus porque isso é em cima da sua garantia mínima.”
Maven: “Mas espere aí, esse é um número arbitrário, quem decide quanto vale cada show?”
Mace: “O mago na montanha que decide quem recebe quanto… e olha só, se você estava trabalhando em muitos house shows, se estava na TV toda semana, se estava em todos os pay per views e se estava vendendo muitas camisetas, algo que acontecia com bastante frequência é de repente você parar de ir aos house shows.”
Mansoor: “Justo quando você se aproxima de sua garantia mínima em seu balde… bem na hora em que você está prestes a ganhar um pouco de dinheiro extra… não temos nada para você criativamente.”