Você provavelmente já ouviu falar sobre serviços de streaming. Eles estão mais comuns nos dias de hoje do que a televisão por assinatura. A cada dia, mais canais entram nesse esquema de serviço de streaming e transferem seu conteúdo para On Demand. Mas o que isso afeta a luta livre? Eu vou te explicar.
WWE NETWORK
A empresa pioneira nesse esquema de serviço de streaming é a WWE. Lançando seu próprio serviço, a WWE conseguiu dobrar os lucros de sua empresa e trazer combates históricos em uma programação que fica ativa 24 horas por dia.
Além disso, a WWE disponibiliza seus Premium Events no seu serviço de streaming, fazendo com que seja uma opção melhor custo benefício para quem acompanha luta livre e, principalmente, a sua empresa.
A WWE ainda fechou um acordo com a Peacock que dará cerca de 1 bilhão de dólares para a WWE, para disponibilizar esse conteúdo de forma exclusiva nos Estados Unidos. É um acordo muito grande para os serviços de streaming e que fez com que outras empresas começassem a mirar nesses conteúdos, ao invés de focar apenas na televisão.
AEW NA FITE.TV
A AEW fechou um acordo com a Fite.TV que transmite seus conteúdos em seu site. Por mais que não seja igual a WWE Network, com conteúdos históricos e outros programas, ainda sim é um caso interessante para entendermos essa mudança.
A AEW transmite seu conteúdo em parceria com a TNT. O seu programa semanal, AEW Dynamite, é transmitido ao vivo para os Estados Unidos e mais outros países (incluindo Brasil) e também para o restante do mundo pela Fite.TV
IMPACT NA TWITCH E YOUTUBE
Por muito tempo, a IMPACT! foi transmitida na Twitch de forma gratuita. Esse foi um momento grande para a empresa, pois eles conseguem furar uma bolha interessante e chegar em mais pessoas que estão na plataforma, de uma maneira gratuita.
Hoje em dia, a IMPACT! está exclusivamente no Youtube, transmitindo seus shows através de uma assinatura básica de 3 reais (até o momento que eu sabia) através dos membros do Youtube.
E A HBO MAX?
Nos últimos dias uma noticia acabou chamando a atenção de todos: AEW poderia estar indo para a HBO Max.
Esse seria o cenário perfeito para a AEW, tendo em vista que a HBO tem um amplo espaço global. Seria uma oportunidade de vermos conteúdos históricos da AEW On Demand e que você possa, através de uma assinatura, assistir shows antigos e outras novas programações que a AEW possa desenvolver.
Atualização: Ontem, 10/03, a Space Brasil anunciou que todos os shows da AEW transmitidos no Brasil agora estão disponíveis para assistir no Estádio TNT Sports.
O FUTURO DA LUTA LIVRE
Atualmente, no Brasil e no mundo, nós consumimos conteúdo On Demand sem perceber. Aposto que você assiste muito mais Netflix do que televisão comum, certo? Pois isso acontece também no mundo inteiro. O crescimento da Netflix é reflexo de um padrão de comportamento novo nessa geração.
Consumir apenas o que você deseja, ao invés do proposto.
É importante se atentar a isso. Consumir conteúdo hoje em dia é você assistir o que você procura, o que você quer. Não mais o que a televisão mostra para você. Isso, com o passar dos anos, será muito mais comum do que ter televisão a cabo em casa, que está em extinção já.
Serviços como DirecTV Go (que eu odeio), NOW e vários outros estão vindo para tentar suprir essa questão. Porém, acho muito difícil que o caminho da luta livre não seja o On Demand. Cada vez mais teremos o acesso para consumir conteúdos antigos de empresas e ter uma biblioteca de conteúdo para consumir.
Será que a luta livre vai ficar de fora? A WWE e a AEW parecem já ter notado essa mudança.
O que você acha? Comenta aí pra eu saber! Até a próxima!