As notas de Dave Meltzer são de fato um marco no negócio da luta livre. Desde 1982, Meltzer atribui estrelas a todas as principais lutas do mundo do wrestling.
Se você discorda, eu entendo. As notas de Dave Meltzer não deveriam servir de parâmetro para nada, por ser algo completamente pessoal e subjetivo.
Nos últimos 41 anos, mais de duzentas lutas alcançaram as consagradas cinco estrelas, ou até mesmo mais que isso.
Neste artigo, analisaremos todas as lutas de 2023 que Meltzer atribuiu 5 estrelas ou mais. Você pode ver a lista completa de 2022 clicando aqui.
Kenny Omega vs. Will Ospreay – NJPW Wrestle Kingdom 17
⭐⭐⭐⭐⭐⭐.25
Repetindo o feito de 2022, Will Ospreay quebrou a métrica de Dave Meltzer mais uma vez na primeira luta de 2023. Dessa vez, ele quebrou até mesmo o marco de seis estrelas, conseguindo a segunda nota mais alta da história de Meltzer.
E do outro lado, ninguém menos que Kenny Omega, que também é o detentor da nota mais alta da história, as 7 estrelas contra Kazuchika Okada no NJPW Dominion em 2018.
Esta foi uma mistura incrível de drama, narrativa, auras de superastros, simbolismo e atletismo. Também foi bastante perigoso em alguns pontos.
Dave Meltzer
Não há dúvidas de que esse foi o combate do ano até agora, e possivelmente será o melhor combate de 2023. Dito isso, soa como exagero colocar esse combate como o segundo melhor da história, visto que o próprio Meltzer afirmou que ambos não deram tudo de si.
Death Triangle (c) vs. The Elite – AEW World Trios Championship Ladder Match
⭐⭐⭐⭐⭐
A segunda luta 5 estrelas do ano veio na sétima disputa da série entre a Death Triangle e a Elite, que conseguiu superar os até então campeões para recuperar o título de Trios.
O combate “Escalera de la Muerte” fez por merecer a nota recebida nos padrões de Meltzer, e colocou um ponto final na rivalidade entre os dois trios.
Kenny Omega mantém a unanimidade nas notas 5+ deste ano até esse momento.
Adam Page vs. Jon Moxley – Texas Deathmatch – AEW Revolution 2023
⭐⭐⭐⭐⭐
O Revolution foi o primeiro evento PPV da AEW no ano, e trouxe uma dobradinha para essa seleta lista.
Não faltou controvérsia na luta, e com a avaliação dela não seria diferente. A violência extrema nesse tipo de combate não é para o agrado de qualquer um, mas tem quem goste.
Eu normalmente odeio esse tipo de luta, mas era uma Texas Death e foi ridicularmente bem feita.
Dave Meltzer
E nesse caso, Dave Meltzer entendeu como uma das melhores lutas do ano.
MJF (c) vs. Bryan Danielson – 60 minutos IronMan – AEW Revolution 2023
⭐⭐⭐⭐⭐.75
MJF e Bryan Danielson merecem todos os méritos. Eles lutaram bravamente por mais de uma hora e produziram um clássico.
Este foi um clássico de certa forma, uma disputa incrivelmente brilhante, onde cada movimento fazia sentido e construía algo que levava ao clímax, e violentamente brutal ao mesmo tempo.
Dave Meltzer
Agora, completamente de acordo com a luta sendo 5 estrelas, mas Meltzer decidiu quebrar a banca com mais 0,75 pontos. Desnecessário.
De qualquer forma, a luta entra pra lista das melhores do ano e ficará na memória dos fãs ainda por bastante tempo.
Kenny Omega vs. El Hijo del Vikingo – AEW Dynamite
⭐⭐⭐⭐⭐
Durante o episódio de 22 de março do AEW Dynamite, a sensação mexicana Vikingo e Kenny Omega roubaram a cena em mais uma luta digna da (antiga) nota mais alta.
Uma das melhores lutas de TV da história da empresa, e a mais espetacular luta televisionada.
Dave Meltzer
A luta de fato merece todos os méritos, pois conseguiu não só a prestigiada nota, como também elevou a audiência do Dynamite no último bloco do show.
The Usos (c) vs. Kevin Owens & Sami Zayn – WWE WrestleMania 39
⭐⭐⭐⭐⭐
O evento principal da primeira noite da WrestleMania 39 fez valer a pena a sua decisão. Uma história longa, interessante de ponta a ponta, com um desfecho digno de Hollywood, que por sinal era o local do show.
É muito bom ver a WWE voltando a ter lutas emocionantes, a ponto de estar nessa lista com todos os méritos.
E o melhor de tudo, teve mais uma.
Gunther (c) vs. Drew McIntyre vs. Sheamus – WWE WrestleMania 39
⭐⭐⭐⭐⭐
Na segunda noite da WrestleMania 39, outra luta recebeu os méritos de Meltzer. Naquela que fez Gunther ser o lutador a ter mais lutas 5 estrelas na WWE, onde o Ring General venceu Drew McIntyre e Sheamus.
Essa foi uma luta bruta onde o público ficou completamente ensandecido.
Dave Meltzer
A história só trouxe mais prestígio ao título Intercontinental, e parece que Gunther continuará a caçar constelações nos seus combates na WWE.
Shingo Takagi vs. Aaron Henare – NJPW Road to Sakura Genesis 2023
⭐⭐⭐⭐⭐.25
E ainda no mesmo final de semana da WrestleMania 39, o NJPW apresentou o Road to Sakura Genesis 2023 com a luta mais bem qualificada por Dave Meltzer da semana.
Takagi está num nível muito diferente de todo mundo que lutou nessa semana.
Dave Meltzer
O combate durou quase 40 minutos, e o vencedor só seria definido após um dos dois obtivesse um pin, submissão e nocaute no outro. A brutalidade era tanta, que a primeira queda só foi acontecer com 25 minutos.
Takagi saiu como vencedor, em uma das candidatas a melhor luta do ano.
Titan vs. Master Wato – NJPW Best of Super JR Final
⭐⭐⭐⭐⭐
A final do tradicional Best of Super JR da NJPW trouxe um excelente combate de lucharesu, a perfeita combinação de lucha libre com o puroresu, entre Titan e Master Wato.
Com uma química impecável e a base bem parecida de ambos, o combate foi um verdadeiro deleite aos espectadores.
Nem sempre Meltzer acerta a mão nas notas, mas nesse caso, foi um acerto.
Blackpool Combat Club vs. The ELITE – Anarchy in the Arena – AEW Double or Nothing 2023
⭐⭐⭐⭐⭐
Mais uma vez, a Anarchy in the Arena arrancou 5 estrelas de Dave Meltzer.
De fato, a luta desse ano foi muito superior da luta do ano passado, mas nenhuma das duas merecia tal rótulo.
Apesar disso, é a quarta luta de Kenny Omega a atingir a (suposta) nota máxima em 2023. Que excelente ano da estrela canadense!
Kazuchika Okada & Hiroshi Tanahashi & Tomohiro Ishii (c) vs Jon Moxley & Claudio Castagnoli & Shota Umino – NJPW Dominion 2023
⭐⭐⭐⭐⭐
No espaço de uma semana, os integrantes da Blackpool Combat Club conseguiram mais uma vez a prestigiada nota 5 de Dave Meltzer.
Num verdadeiro aquecimento para o Forbidden Door, o combate contou com muita intensidade e o alto calibre que os nomes envolvidos costumam entregar.
Talvez de fato mereça a nota porque muitos estão a considerando uma das senão a maior luta pelo NEVER Openweight Six Man de todos os tempos. De fato, foi melhor do que muitas nessa lista com notas similares, então passou pelo nosso crivo.
Kenny Omega vs. Will Ospreay – AEW x NJPW Forbidden Door 2023
⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Assim como na primeira entrada deste ano, Kenny Omega e Will Ospreay novamente quebram o sistema e alcançam aquilo que Neymar jamais conseguiu.
Ligeiramente inferior ao combate anterior, a dupla fez um verdadeiro clássico que é completamente compreensível, dentro dessa lógica incompreensível, de se quebrar o sistema. Nenhuma injustiça foi cometida aqui.
Ademais, Will Ospreay agora é o recordista de 5+ estrelas de Dave, ultrapassando a lenda do puroreso Mitsuharu Misawa. Já são 26 lutas com o prêmio máximo do jornalista mais conhecido da indústria. Sabe o que isso significa? Nada!!!!
FTR (c) vs. Jay White & Juice Robinson – AEW Collision
⭐⭐⭐⭐⭐.25
Bom, a essa altura do campeonato, qualquer luta que a FTR fizer que dure mais de 30 minutos terá mais de 5 estrelas de Meltzer. É o que ele mais gosta de acompanhar e ele não faz questão de esconder.
De qualquer forma, foi um excelente combate no grandíssimo show de sábado da All Elite Wrestling.
Katsuhiko Nakajima vs. Kento Miyahara – NOAH One Night Dream 2023
⭐⭐⭐⭐⭐.25
A NOAH chega pela primeira vez em 2023 nessa lista com um verdadeiro clássico.
Com um selling de alto nível e a torcida fantástica, a partida mereceu totalmente sua nota e vai ser lembrada como uma das melhores lutas de todos os tempos, segundo o portal Atletifo.
O portal Montly Puroresu mencionou o ritmo lento e metódico da partida que abriu as portas para algumas das ações mais atraentes no ringue que vimos durante todo o ano, e uma brisa de ar fresco da cena atual de NOAH, e seu estilo difícil de entender. Mereceu.
Tetsuya Naito vs. Will Ospreay – NJPW G1 Climax 2023 – Semifinais
⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Mais uma vez a dupla Naito e Ospreay produziram uma luta de 5 estrelas, e mais uma vez Ospreay quebra seu próprio recorde.
No ano passado, os dois já figuraram essa lista com um combate no New Japan Battle Autumn, e fizeram mais um clássico. Dessa vez, quebraram o sistema com a sexta estrela que o Brasil tanto busca.
Chris Vetter do portal ProWrestling elogiou o público da luta, a qual chamou de um combate tremendo.
Kazuchika Okada vs. Tetsuya Naito – NJPW G1 Climax 2023 – Final
⭐⭐⭐⭐⭐.25
Que ano sensacional para Naito. Não só venceu Okada na final, como ainda produziu mais um clássico digno das 5 estrelas.
Um combate fantástico, merecedor dessa lista.
Will Ospreay vs. Shingo Takagi – RevPro 11 Year Anniversary
⭐⭐⭐⭐⭐
O recordista e queridinho de Meltzer, Will Ospreay, conquistou ainda mais uma marca nessa lista um dia antes de estar no grandioso palco do AEW All In, em um excelente combate contra Shingo Takagi no aniversário de 11 anos da RevPro.
Esses dois são simplesmente irreais. Foi uma grande abertura e basicamente permaneceu assim o tempo todo.
Dave Meltzer
A essa altura do campeonato, é mais fácil dizer quais lutas de Ospreay não serão cinco estrelas. É o que o papai gosta de ver.
Bryan Danielson vs. Ricky Starks – AEW All Out 2023
⭐⭐⭐⭐⭐
Enquanto o AEW All In não trouxe nenhum combate para essa lista, o All Out trouxe logo duas. Podemos dizer que Bryan Danielson no lugar de CM Punk para enfrentar Ricky Starks foi uma decisão muito mais que acertada.
É curioso que o melhor lutador do mundo tenha dito que Starks o carregou nessa luta, pois Bryan voltara de lesão naquela noite.
De qualquer forma, um ótimo combate. Se merecia estar aqui ou não, já é outra discussão desse circo todo.
Konosuke Takeshita vs. Kenny Omega – AEW All Out 2023
⭐⭐⭐⭐⭐
Finalmente tivemos esse encontro, e ele cumpriu totalmente o esperado pelo público.
Nesse caso, além dos méritos de Kenny Omega e Konosuke Takeshita, temos que dar os louros para Don Callis, que outra vez se fez influente na rivalidade sem ao menos precisar laçar as botas e lutar.
A brutalidade e plástica da luta dão a ela motivos suficientes para estarem aqui.
Will Ospreay (c) vs Yota Tsuji – NJPW Destruction in Kobe 2023
⭐⭐⭐⭐⭐
Will Ospreay defendeu com sucesso seu IWGP United States ‘UK’ Championship contra Yota Tsuji em um memorável combate, pelo menos na visão de Dave Meltzer.
Em seu artigo para o Wrestling Observer Newsletter, Meltzer foi efusivo em seus elogios para ambos os lutadores, descrevendo sua performance como “apenas coisas bonitas”. Ele também destacou Tsuji para elogios particulares, afirmando que foi “de longe o melhor Tsuji já visto”.
Bryan Danielson vs. Zack Sabre Jr – AEW WrestleDream 2023
⭐⭐⭐⭐⭐.5
Essa foi uma luta que, enquanto o editor que vos fala a acompanhava, já tinha plena certeza de que quebraria a métrica.
Danielson venceu com duas joelhadas busaiku. Isso será considerado uma partida lendária. Eles continuaram comparando com Inoki vs. Robinson e é a versão desta geração. Espero que vejamos isso novamente mais algumas vezes.
Muito bem colocado por Meltzer, essa luta é o que chamamos de geracional. Finalmente vimos o maior combate técnico da história acontecer diante dos nossos olhos.
Bryan Danielson e Zack Sabre Jr finamente foram lá e fizeram.
Para se manter atualizado com as estrelas de Dave Meltzer, você pode se inscrever no Wrestling Observer Newsletter.