O presidente da AEW, Tony Khan, conversou com o ComicBook na terça-feira antes do evento AEW Dynamite: Road Rager desta semana, e do próximo pay-per-view Forbidden Door com a New Japan Pro-Wrestling em 26 de junho em Chicago.
Um dos maiores momentos esperados será a coroação do inaugural AEW All-Atlantic Champion, já que o título foi apresentado pela primeira vez na semana passada. A última luta de qualificação será entre Miro e Ethan Page no Dynamite, e o título será disputado em uma fatal four way no Forbidden Door.
O All-Atlantic é o sexto título da AEW, e Khan confirmou que terá ênfase nas estrelas internacionais da AEW
“É uma forte ênfase na competição internacional, mas os EUA podem se envolver na competição também. E eu acho que é uma ótima maneira de destacar muitos lutadores internacionais na AEW, e a presença internacional que a AEW desenvolveu ao longo dos anos, agora com nossos shows em 130 países ao redor do mundo e ótimas audiências em tantos grandes mercados internacionais, incluindo todas as semanas terminando como a empresa de wrestling número um no Reino Unido e nossas audiências continuam a subir.”
“… Então, para os fãs internacionais e para os lutadores internacionais no roster, senti que isso criaria mais oportunidades. Mas também não acho que esse título ou essas oportunidades sejam exclusivas dos lutadores internacionais. Mas é um grande benefício do termo.”
Tony Khan
Mais cinturões a caminho
Além desses seis títulos ativos – AEW World, Women’s World, TNT, TBS, World Tag Team e All-Atlantic – a programação da AEW apresenta o não reconhecido FTW Championship, o Owen Hart Cup Tournament (Khan confirmou que não serão defendidos como outros títulos, embora Adam Cole e Dra. Britt Baker os carreguem desde que venceram os respectivos torneios) e os campeonatos de Trios que serão revelados em breve.
Títulos da Ring of Honor (que Khan é dono), Impact Wrestling, NWA, AAA e New Japan também tiveram defesas na TV da AEW. E enquanto alguns fãs estão preocupados com muitos títulos diluindo o produto, Khan apontou que mais lutas por título dão impulso a shows menores como AEW Dark e AEW Dark: Elevation. Ele também observou que os cinturões da Ring of Honor terão mais disputas em sua própria programação, assim que conseguirem um acordo semanal de televisão.
“Os títulos da Ring of Honor, nesse momento, estão sendo defendidos na AEW, em todos os nossos shows. E acho que isso beneficiou, por exemplo, o AEW Dark e Elevation. Em primeiro lugar, no AEW Dynamite e Rampage, vimos Samoa Joe defender o Ring of Honor World Television. No Battle of the Belts, vimos Jonathan Gresham defender o Ring of Honor World Championship. E, recentemente, no Dark e Elevation, tivemos Wheeler Yuta defendendo o título Pure, e Mercedes Martinez defendendo o título Mundial Feminino. Fãs perguntaram no passado, ‘Ei, veríamos campeões no Dark e Elevation?’ Agora tivemos algumas boas lutas valendo cinturões e acho que ainda haverá algumas no futuro nos shows da AEW.
Mas também estou ansioso para voltar com a Ring of Honor na TV toda semana. Quero reiniciar isso sob nossa gestão e espero que seja a melhor TV que podemos fazer, e em um grande canal. E isso é algo que ainda estamos trabalhando. Acho que quando houver uma casa semanal para a Ring of Honor, haverá muito mais programação onde esses títulos poderão viver.”
Tony Khan
Forbidden Door
Ao ser perguntado sobre o booking em conjunto da NJPW para o Forbidden Door, Tony Khan explicou como é a relação com Gedo, booker da New Japan.
Então, Gedo e eu, geralmente em qualquer coisa que envolva AEW e New Japan, acho que nós dois precisamos concordar sobre qual é o confronto e quais são as ideias para o show. E, em geral, é isso que estamos fazendo há mais de um ano. E tem funcionado muito bem. Tudo começou com lutadores da AEW indo para lá e eu tive alguns pensamentos e ideias sobre o que eles deveriam ou não fazer. E então a New Japan começou a enviar lutadores para cá no final de 2021 e, por mais de um ano, a Forbidden Door foi uma mão dupla com lutadores de ambas as empresas trabalhando um para o outro. Então é diferente quando estamos trabalhando juntos assim, e tem sido uma grande colaboração.
Tony Khan
Khan confirmou que a expectativa é de que o Forbidden Door se torne um evento anual.
Tony Khan não quer criar expectativas para o retorno de CM Punk
O presidente da AEW não quis colocar uma data para o retorno de CM Punk.
“Não posso comentar sobre o cronograma de retorno dele. Mas estou muito esperançoso e otimista, porém, e sua cirurgia foi um sucesso, ele estará de volta. Eu não quero colocar uma data exata sobre isso e colocar quaisquer expectativas sobre ele. Mas acho que estamos muito otimistas sobre isso e acho que Punk também está, o que é ótimo.”
Tony Khan
Por fim, mas não menos importante, o possível streaming da AEW. Hoje, os fãs não têm acesso à grande maioria dos shows da empresa. E Tony Khan explicou como vê o potencial disso para o futuro.
“Nós temos hoje uma das bibliotecas mais valiosas do wrestling.” – Tony Khan
“À medida que desenvolvemos mais conteúdo, aumentando a biblioteca, eu acho, e a demanda cresceu por vários motivos. Acho que todas as estrelas estão se alinhando, a AEW como serviço de streaming tem mais valor potencial no futuro. E então a compra do Ring of Honor, agora para ter acesso a uma das melhores bibliotecas de luta livre da América do Norte com algumas das principais estrelas de hoje e algumas das principais estrelas das últimas décadas, e aquelas milhares de horas de filmagens da Ring of Honor em conjunto com as centenas de horas de filmagens da AEW que montamos e continuamos a montar semanalmente, semana após semana, e a crescente demanda de nossos fãs.
Acho que todos esses fatores contribuem para que este seja um ótimo momento para a AEW lançar um serviço de streaming. E é uma conversa que eu continuo a ter ativamente com a Warner Bros Discovery, que são um dos líderes em streaming e conteúdo esportivo no mundo.”
Tony Khan
Você pode ver o card atual do AEW x NJPW Forbidden Door aqui.
Siga o @WrestleBR no Twitter para mais informações sobre luta livre em geral.