A mídia das historietas, como qualquer outra, tem suas particularidades para contar histórias e possui infinitas histórias para contar.
Dentre essas possibilidades sem fim estava uma história de luta livre.
Escrita e desenhada por Jaime Hernandez – co-criador da série Love and Rockets e um dos maiores quadrinistas de todos os tempos – essa série acompanha duas lutadoras que sonham em ser uma dupla, mas acabam cruzando os caminhos como adversárias por conta da vida.
Essa sinopse pode até parecer a de um drama, mas não é.
Tampouco é comédia.
“Whoa, Nellie!” é sobre a vida, uma anedota sobre gente lutando, sobre o mundo dos territórios americanos nos anos 70 e 80, sobre como sonhos podem ser inocentes e como o Wrestling é BONITO PARA UM CARALHO.
Não existe uma quebra firme de Kayfabe na história de Gina e Xo, mas o PW também não é todo uma luta. O universo – talvez por se passar no mesmo território de Love and Rockets e permitir tudo e mais um pouco – é maleável quanto a isso e as lutadoras mesmo brigando ainda se falam, apesar da luta nunca parecer de mentira.
Mas agora que eu acabei de escrever isso… porra, luta livre é bem essa parada mesmo e Jaime Hernandez deixa transparecer amor e respeito pela arte.
Entretanto não é só pela arte da luta que ele mostra amor, mas pelo dos quadrinhos também.
GIBIZIN
Seu desenho em preto e branco tem áreas escuras muito bem delimitadas que compõem fotos perfeitas, mas sem perder movimento.
A habilidade deste filha da puta do Jaime de desenhar é inegável!
Tudo é perfeito: a escolha de roupas, o floreio dos cinturões, a luz, os flashes de foto, até as pin-ups das lutadoras
A editora Zarabatana publicou o quadrinho em 2007, mas caso outra republicação tenha sido feita, o mosca não sabe.
As histórias do Universo Love and Rockets foram publicadas pela editora Record e a edição especial “Locas”, que se passa no universo e compila as histórias da mecânica Maggie, foi publicada pela Gal Editora.
Nessa mesma toada existe um livro publicado ano passado – se não me engano – chamado “Queen of The Ring” onde Jaime Hernandez faz UMA CARALHADA DE ILUSTRAÇÃO DE LUTINHA SÓ WRESTLING FEMININO FODA DEMAIS.
Eu quero, portanto se alguém quiser comprar e mandar pra nossa caixa postal, fique a vontade.
De qualquer forma, “Whoa, Nellie!” é um gibi que não custa caro, você acha fácil e é encantador.
Provavelmente a melhor coisa que você vai ler relacionada a luta livre em quadrinhos? Muito provável.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do WrestleBR