WWE anuncia novo acordo de TV para o Smackdown, e futuro de RAW e NXT é dúvida

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado.

A WWE anunciou na manhã da última quinta-feira (21) um novo acordo televisivo com a NBC Universal, que trará o Smackdown de volta à USA Network, que foi sua casa de 2016 a 2019. A mudança ocorrerá em outubro de 2024, quando o programa deixará a FOX americana. Os valores são de 287 milhões de dólares por ano num contrato de 5 anos, totalizando a quantia astronômica de 1,4 BILHÃO DE DÓLARES.. O valor representa, como apontado por Brandon Thurston no Wrestlenomics, um aumento de 1.4 vezes em relação ao presente contrato da WWE com a FOX.

A USA é a atual casa do RAW e do NXT, e esse novo acordo pode representar a saída desses programas da emissora, segundo informação do The Hollywood Reporter. O mesmo veículo afirma que a procura pelo RAW no mercado está bastante ativa, com Disney e Amazon sendo os principais candidatos, no meio de emissoras tradicionais, serviços de streaming e outros interessados inusitados.

A saída do Smackdown da FOX era algo esperado e até especulado por jornalistas dentro e fora do mundo da luta livre. Apesar de atingir picos de 2,5 milhões de espectadores em média no ano de 2023, puxados pelo alto sucesso da Bloodline e sua história, tais números não foram suficientes para justificar o alto investimento do canal, que é uma emissora de TV aberta nos Estados Unidos e a quarta maior do país. O contrato maior que a WWE procurava veio da NBC, dona da USA Network e parceira de longa data. No entanto, esse aumento provavelmente virá com uma queda na audiência, dado alguns fatores: o Smackdown na FOX tem visto audiências perto dos 2 milhões de espectadores mesmo com o maior alcance da emissora. A conclusão lógica é que essa média diminuirá na USA, dado o fato de que a média de audiência do programa em 2019, seu último ano na emissora para onde retornará, gerava em torno desse número, e a tendência da audîência de TV é cair ano após ano.

O destino do RAW se torna uma dúvida bastante intrigante. Se for para a Disney, provavelmente será transmitido na ESPN americana. Se a Amazon entrar na jogada, poderemos ter o RAW transmitido no Amazon Prime americana, indo para um serviço de streaming. E o ponto mais interessante são os rumores que já circulam de uma possível mudança do programa das segundas feiras, dia da semana em que é transmitido desde sua estreia em 1992, no sentido de evitar a competição com o futebol americano, que historicamente derruba sua audiência. E uma das noites em que o RAW pode cair é a quarta, provocando uma guerra pela audiência com o AEW Dynamite, segundo o senhor Dave Meltzer (acredite se quiser). Será que veremos uma Wednesday Night Wars no ano que vem?

Deixe um comentário