A WWE pediu desculpas por usar imagens do campo de concentração de Auschwitz em um vídeo para promover a luta WrestleMania 39 entre Dominik e Rey Mysterio.
As imagens de Auschwitz foram ao ar durante um vídeo no pré-show da WrestleMania 39. Depois que os fãs questionaram se as imagens eram de fato do antigo campo de concentração, as imagens foram removidas, sendo substituídas por imagens de arame farpado.
O uso do antigo campo de concentração e extermínio em um vídeo da WrestleMania foi condenado pelo Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, que twittou:
“O fato de que a imagem de Auschwitz foi usada para promover uma luta da WWE é difícil de chamar de ‘um erro de edição’. Explorar o local que se tornou um símbolo de enorme tragédia humana é descarado e insulta a memória de todas as vítimas de Auschwitz”.
A WWE divulgou agora um comunicado ao The Washington Post, pedindo desculpas pelo uso das imagens.
“Não tínhamos conhecimento do que foi retratado. Assim que soubemos, foi removido imediatamente”, afirmou a WWE.
O campo de concentração de Auschwitz foi um complexo de mais de 40 campos de concentração e extermínio na Polônia ocupada pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Mais de 1,1 milhão de pessoas, incluindo 960.000 judeus, morreram nos campos.
Após o fim da 2ª Guerra Mundial, o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau foi criado em 1947. O museu é composto pelo principal campo de concentração de Auschwitz I e os restos mortais de Auschwitz II-Birkenau.