Cadê o MJF?

MJF no AEW All Out

Já se fazem 11 anos da Pipebomb produzida por CM Punk. E acredito que a melhor maneira de constatar o legado deixado por essa promo é falar sobre a mais recente, e talvez a melhor promo inspirada nela, realizada por MJF no último dia 1 de junho.

Será que é possível avaliar o impacto deixado pela promo 1 mês depois de sua transmissão? E quais seriam os próximos caminhos dessa história?

UMA ESTRELA ASCENDE

Os tópicos usuais de uma promo do MJF foram entregues com uma indignação notável e tiveram um peso de verdade a mais. Maxwell afirmou que todos os favoritos do público são não treinados que buscam star ratings, falou que o Tony Khan não quer pagar o que ele merece pra dar dinheiro a todos os ex-WWE que ele continua trazendo, e finalmente pediu pra seu chefe o demitir, chamando-o de “f*cking mark”.

Independente do conteúdo, a entrega e a paixão que esse momento teve só prova o nível em que MJF está, e onde ele ainda pode chegar. Em alguns momentos, ele genuinamente lembrou Ric Flair, sendo esse o nível possível de seu talento.

Para Tony Khan, talvez apresentar essa história no seu programa, mesmo que envolva um lutador lavando roupa suja “real” ao vivo, seja o suficiente para manter MJF feliz dentro da sua empresa, e ainda por cima gerando audiência e repercussão.

OS POSSÍVEIS IMPACTOS

Em termos de impacto, parece injusto comparar as obras de MJF e Punk. O cenário de hoje do wrestling internacional está tão mais caótico e imprevisível que as palavras proferidas por Friedman, ainda que tenham incendiado os fãs de lutinha, parecem só mais um dos acontecimentos loucos e inimagináveis que a luta livre vem nos proporcionando nos últimos anos no presente momento.

No entanto, dependendo dos momentos que vierem depois nessa saga, o legado desse ponto inicial pode se tornar muito maior.

Em termos de críticas, o primeiro ponto que com certeza é mais pessoal. Sinto que um dos maiores méritos de Maxwell é utilizar seu talento e se comprometer 100% a ser um verdadeiro heel, fazendo os públicos firmemente o vaiar, e ter até pessoas na internet se divertirem o odiando. Não há tentativas de ser um vilão descolado, com uma música bombástica e vários bordões repetidos pelo público.

E durante a promo em questão, o objetivo de falar sobre assuntos da vida real e criticar a empresa, mantendo o público contra ele, foi atingido na maior parte do tempo. Mas no final, a menção aos ex-WWE chegando em massa fez com que o público o apoiasse. Na minha opinião, o valor do MJF como heel é algo que não deveria ser desperdiçado ainda. Seguir o caminho do anti-herói lutando contra o sistema não é horrível, mas como ficou evidente na própria promo, talvez seria possível contar uma versão dessa história mantendo seu alinhamento atual.

Apontar os defeitos da empresa não é algo positivo

E o segundo ponto talvez seja mais objetivo, se possível. Apontar os defeitos verdadeiros da empresa ao vivo não é algo positivo. A reação positiva que MJF conseguiu veio ao fazer isso, mas colocar a empresa como vilã a partir de questões reais não é uma manobra de negócios esperta. Na obra de inspiração já mencionada, CM Punk apontou alguns dos males causados a ele pelo império bilionário dos McMahon e seus associados.

Veja também: MJF quer seguir carreira de ator em Hollywood

Mas a diferença é que a WWE naquela época já era vista como vilã da vida real por muitos fãs, o que era expresso pela rejeição da figura que a representava por metade da audiência, John Cena. Mas a AEW ainda inspira muito carinho e boa vontade na maior parte de seus fãs. E, por um lado, me parece suspeito arriscar esse status em uma história envolvendo alguém que ainda pode ir embora daqui a 2 anos.

O desenrolar dessa saga sem dúvida vai ser uma das coisas mais intrigantes de assistir nos próximos meses. E o que você acha, quais os próximos passos de MJF?

Siga o @WrestleBR no Twitter para mais informações sobre luta livre em geral

MAIS NOTÍCIAS

AEW deve ficar de fora da HBO Max após Netflix comprar Warner Bros. Discovery

AEW deve ficar de fora da HBO Max após Netflix comprar Warner Bros. Discovery

Segundo analistas, a All Elite Wrestling (AEW) deve ficar de fora da HBO Max após a Netflix comprar a Warner Bros. Discovery.

2 dias atrás

0

Powerhouse Hobbs deve se juntar à WWE após fim de contrato com a AEW

Powerhouse Hobbs deve se juntar à WWE após fim de contrato com a AEW

O lutador Powerhouse Hobbs parece estar em vias de deixar a All Elite Wrestling (AEW) e se juntar à WWE em um futuro próximo.

15 de janeiro de 2026

0

Andrade retorna à AEW após sucesso na NJPW

Andrade retorna à AEW após sucesso na NJPW

Andrade está de ao AEW Dynamite após enfrentar questões legais relacionadas à sua cláusula de não concorrência por sua demissão da WWE em setembro.

8 de janeiro de 2026

0

Resultados do AEW Worlds End 2025

Resultados do AEW Worlds End 2025

O AEW Worlds End, realizado na NOW Arena em 27 de dezembro de 2025, coroou novos campeões e definiu a final do Continental Classic.

28 de dezembro de 2025

0

Andrade resolve imbróglio com WWE e pode assinar com a AEW

Andrade resolve imbróglio com WWE e pode assinar com a AEW

A situação contratual de Andrade ganhou novos contornos após o fim de seu vínculo com a WWE no último dia 12 de dezembro.

23 de dezembro de 2025

0

Deixe um comentário