Daria certo um hiato?

2811 0

Recentemente surgiram debates sobre a possibilidade da WWE aderir o sistema de temporadas e ficar determinada época do ano em hiato. Da mesma forma que funciona atualmente a Lucha Underground. Isso significaria que por um período do ano o Monday Night RAW e companhia ficariam de fora da programação, o que permitiria descansos e recuperações tanto para os wrestlers quanto para os bookers.

Isso com certeza diminuiria em larga escala a quantidade de lesões dos wrestlers, que teriam uma agenda menor e preservariam mais seus corpos que sofrem diariamente com pancadas e mais pancadas, pois além dos programas televisionados que já são muitos, ainda temos os eventos ao vivo que ocorrem durante os outros dias de semana, deixando sobrar para os wrestlers um ou dois dias de descanso por semana. Além dos eventos em excesso, descansa-se pouco entre eles, visto que a WWE está cada dia numa cidade diferente e o tempo que os wrestlers teriam para descansar, muitas das vezes ele estão dividindo carros viajando de uma cidade para outra.

20120305_raw_cena_promo_l

E não basta chegar na cidade, por serem atletas de alta performance eles precisam manter seus treinos em dia, diminuindo mais ainda aquele que poderia ser o momento de descanso. Temos então uma situação em que o wrestler termina de gravar o SmackDown e Superstars, pega suas coisas e vai enfrentar duas ou três horas de viagem para enfim ter algumas poucas horas de sono, sabendo que já pela manhã precisa estar de pé para realizar seus treinos e compromissos. Tudo isso somado às pancadas diárias que as lutas proporcionam.

Além dos wrestlers, o hiato também seria benéfico aos roteiristas da companhia. Um dos maiores problemas que identificamos na WWE é a falta de criatividade perante as histórias que são exibidas. Mas se for parar pra pensar, é algo óbvio de se acontecer. Mesmo que sua equipe criativa seja composta de número suficiente de pessoas com ótimas ideias, é praticamente impossível que consigam implantar somente boas ideias tendo que semana pós semana produzir conteúdo para manter uma história. Isso se agrava quando se observa o fato de que todas as histórias passam antes por uma aprovação de Vince McMahon, é de se imaginar que muitas ótimas ideias foram jogadas fora porque só existe uma pessoa para analisá-la, e mesmo que Vince tenha sido gênio por muitos momentos, a mente dele não é a única pensante nesse mundo.

U4jeb6y

Diminuindo-se o tempo de temporada, diminui-se a necessidade de criar histórias, dando a oportunidade e tempo para que os bookers consigam pensar as melhores ideias e cometerem menos erros. Até mesmo o fato de todas histórias passarem pelo Vince seria mais fácil de ocorrer, pois ele teria mais tempo de avaliar história por história. De fato, a pressa é inimiga da perfeição.

Por outro lado, se com a programação extensa já temos problemas de wrestlers desvalorizados e mal aproveitados, com a programação reduzida isso aumentaria exponencialmente. Tendo em vista a curta carreira que toda profissão que envolve desempenho atlético possui, arricar-se na WWE seria mais ainda um tiro no escuro, porque você poderia perder uma temporada inteira não sendo o que você poderia ser em uma outra federação.

Met

Outra questão gravíssima é que a receita da WWE despencaria, pois atualmente uma das maiores fontes de renda da empresa é a propaganda. Uma receita menor implicaria em salários menores e elencos menores. E o interesse no conforto que a WWE proporciona ao wrestler financeiramente com certeza cairia. Ainda assim, isso poderia ser positivo de certo ponto, pois um dos maiores motivos da falta de melhoria na qualidade da empresa se dá ao fato dela ser confortavelmente estável. O próprio Vince McMahon já disse não se preocupar tanto com a audiência do programa. A partir do momento que isso afetasse seu desempenho financeiro, com certeza ele puxaria as cartas certas para colocar as engrenagens de volta no lugar.

Ao meu ver o hiato é mais um risco do que uma oportunidade, e a WWE não está numa posição que necessita correr riscos. Há outras maneiras de diminuir o índice de lesões, seja apostando numa rotatividade de elenco, seja diminuindo a carga horária de eventos ao vivo.

E você, gostaria de ver a WWE se dividindo em temporadas mais curtas?

Airton Reis

Conheci a luta livre em 2008 e isso mudou a minha vida. Surgiu a ideia do WrestleBR em 2014 quando a WWE passou a ser ao vivo por aqui. Desde então, escrevo sobre tudo.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Mais postagens