No próximo dia 30 de julho estreia a próxima edição do 5STAR Grand Prix 2022, torneio anual promovido pela Stardom e o maior evento do gênero no calendário da luta livre feminina mundial. Assim como o famoso G1 Climax, da empresa-irmã NJPW, o 5STAR Grand Prix é realizado em formato de pontos corridos, no qual as competidoras são divididas em dois blocos e lutam entre si em um sistema de pontuação. Ao final, as lutadoras com mais pontos em seus respectivos blocos se enfrentam para definir a grande vencedora do torneio.
Apesar da semelhança com o torneio da NJPW, a Stardom já realiza o Grand Prix mesmo antes de ser comprada pela Bushiroad, empresa dona das duas promoções. Realizado desde 2012, o torneio é inspirado no antigo Japan Grand Prix, da tradicional federação All Japan Women’s Pro-Wrestling (AJW), e conta com um hall de vencedoras que dá o tom da importância do evento, como Io Shirai, KAIRI, Toni Storm, Hana Kimura, Syuri e Utami Hayashishita.
Geralmente, torneios de luta livre oferecem uma ótima oportunidade para que novos fãs conheçam novas empresas. Pensando nisso, preparamos um guia completo da próxima edição do 5STAR Grand Prix, com informações sobre os blocos, previsões de finalistas e dicas de possíveis destaques.
Confira os blocos do 5SGP 2022
Bloco Azul
- Mayu Iwatani
- Giulia
- Starlight Kid
- Momo Watanabe
- Hazuki
- Saya Iida
- Saya Kamitani
- Natsupoi
- Mina Shirakawa
- Hanan
- MIRAI
- Ami Sohrei
- Suzu Suzuki
Bloco Vermelho
- Tam Nakano
- Utami Hayashishita
- AZM
- Koguma
- Maika
- Himeka
- Syuri
- Thekla
- Unagi Sayaka
- Saki Kashima
- Mai Sakurai
- Risa Sera
- SAKI
A favorita: Giulia
Desde sua estreia em 2019, não é novidade para ninguém que Giulia vem sendo construída pela Stardom como a próxima grande estrela a ocupar o topo da empresa. Na edição passada do STARDOM 5STAR Grand Prix, a líder do grupo Donna Del Mondo já era considerada a favorita para levar o grande prêmio. No entanto, devido a lesões acumuladas ao longo de 2022, Giulia teve de ser retirada do torneio, e sua então parceira de dupla Syuri se tornou a grande vencedora e a escolhida para encerrar o reinado de Utami Hayashishita com o prestigioso título World of Stardom.
Veja também: Comecei a assistir STARDOM e acho que você também deveria
Após o retorno aos ringues da Stardom, Giulia tem ocupado uma posição de pouco destaque nos cards da empresa, a exceção de uma tentativa frustrada de desafiar sua ex-parceira Syuri pelo título mundial. Entretanto, o que pode ser lido como subutilização, também pode ser encarado como a preparação para grandes combates que a aguardam pela frente. Ao entrar no 5STAR Grand Prix desse ano, Giulia promete entregar uma trajetória de bastante substância com uma agenda que inclui diversas inimizades desenvolvida nos últimos meses. Sua provável vitória também garantiria uma nova oportunidade pelo World of Stardom e daria início a um novo capítulo na rivalidade com Syuri.
Lutas para ficar de olho: vs. Natsupoi, ex-integrante da DDM (28/08); vs. Momo Watanabe, oponente inédita em singles match (23/09); vs. Suzu Suzuki, uma das rivalidades mais pessoais de Giulia (01/10)
Possíveis finalistas
Tam Nakano
O favoritismo de Giulia dificulta a sugestão de outras possíveis vencedoras no bloco azul. Por outro lado, no bloco vermelho, estão algumas grandes estrelas com forte potencial de bater de frente com ela na final. Entre elas, está a líder da Cosmic Angels, Tam Nakano. Rival histórica de Giulia, foi a pessoa responsável por raspar o cabelo da oponente na icônica Hair vs. Hair. Além disso, tem tido um ano de muito destaque, que inclui lutas por títulos, embates com motivações pessoais e uma recente rivalidade contra Natsupoi, que resultou na traição de Poi contra Giulia e as outras integrantes da Donna Del Mondo. A final do 5STAR Grand Prix parece o palco perfeito para reviver a rivalidade entre Tam e Giulia. Há quem aposte, inclusive, na vitória de Nakano.
Lutas para ficar de olho: vs. AZM (11/08); vs. Risa Sera (18/09); vs. Utami Hayashishita (24/08); vs. SAKI (01/10)
Utami Hayashishita
Assim como Giulia, Utami Hayashishita vem ocupando posições secundárias nos eventos da Stardom desde que perdeu o título mundial para Syuri, em dezembro do ano passado. Recém-nomeada líder de sua facção Queen’s Quest, Utami entra no 5STAR Grand Prix como uma grande aposta para vencer o bloco vermelho, com a promessa de que essa seja a oportunidade perfeita para reerguê-la ao topo dos cards. A possível final contra Giulia marcaria o primeiro encontro entre as duas em uma singles match, luta esta evidentemente guardada para uma ocasião especial. Resta saber se a Stardom continuará investindo no 5STAR Grand Prix como uma plataforma para combates épicos ou continuará adiando o tão aguardando combate para um palco maior.
Lutas para ficar de olho: vs. Syuri (31/07); vs. Risa Sera (11/08); vs. Tam Nakano (24/08); vs. AZM (11/09)
Possíveis destaques
AZM
Poucas lutadoras são capazes de fazer lutas curtas tão memoráveis quanto AZM. O estilo ágil da campeã High Speed é uma ótima vantagem diante do tempo limite de 15 minutos das lutas do 5STAR Grand Prix. Após uma excelente trajetória na edição de 2021, AZM promete fazer um torneio ainda melhor. Já na primeira noite, ela enfrenta a campeã mundial Syuri no evento principal, de quem conquistou uma de suas principais vitórias no torneio do ano passado.
Lutas para ficar de olho: vs. Syuri (30/07); vs. Tam Nakano (11/08); vs. Thekla (13/08); vs. Utami Hayashishita (11/09)
Risa Sera
Risa Sera entra no 5STAR Grand Prix como uma das lutadoras convidadas do torneio e uma lista grande de lutas dos sonhos pela frente. Ex-integrante do elenco da Ice Ribbon, Sera deixou a empresa no fim do ano passado e se juntou a outras lutadoras para formar a Prominence, grupo de freelancers adeptas ao estilo de Death Match. Desde o início do ano, Sera e suas companheiras vem aparecendo nas principais companhias de luta livre no Japão, incluindo a Stardom. Em Maio de 2022, desafiou a campeã mundial Syuri no evento principal do show Flashing Champions, onde entregaram uma das lutas mais interessantes do ano da Stardom.
Lutas para ficar de olho: vs. SAKI, revanche do torneio Catch the WAVE (31/07); vs. Utami Hayashishita (11/08); vs. Tam Nakano (18/09); vs. Syuri, revanche do Flashing Champions (01/10)
Starlight Kid
Starlight Kid vem sendo uma das lutadoras de maior destaque no elenco da Stardom em 2022. O carisma de sua personagem combinado a sua constante evolução dentro do ringue tem conquistado a atenção de muitos fãs de luta livre ao redor do mundo. A impressionante habilidade de Kid de se adaptar a diferentes estilos de luta pode fazer da Sky Tiger um dos grandes destaques do torneio em meio a um bloco repleto de excelentes lutadoras.
Lutas para ficar de olho: vs. Suzu Suzuki (30/07); vs. Saya Kamitani, sua atual rival (31/07); vs. Momo Watanabe, parceira de facção (11/08); vs. Mayu Iwatani, rival histórica desde o heel turn de Kid (01/10)
Suzu Suzuki
Assim como Risa Sera, Suzu Suzuki faz parte da leva de lutadoras que deixou a Ice Ribbon no fim do ano passado para inaugurar a Prominence. Desde então, Suzu vem fazendo aparições nas principais companhias japonesas, além de promover os próprios eventos da facção. Apesar de toda a expectativa natural de ter uma lutadora de fora no torneio, a participação de Suzu Suzuki chama atenção pela intensa rivalidade criada com Giulia, também ex-integrante da Ice Ribbon.
Desde sua primeira aparição surpresa na Stardom, Suzu tem prometido se vingar de Giulia por tê-la abandonado na antiga empresa quando ela mais precisou, em uma época em que ela era apenas uma lutadora novata. Participantes do mesmo bloco, as duas se enfrentam pela primeira vez no show de encerramento do torneio. Além de Giulia, Suzu tem uma lista de oponentes repleta de potenciais lutas do ano. Sua trajetória no recente torneio Catch the WAVE, da empresa Pro-Wrestling WAVE, nos mostra que Suzu é, sem dúvidas, uma das lutadoras mais interessantes de 2022.
Lutas para ficar de olho: vs. Natsupoi (27/08); vs. Mayu Iwatani (12/09); vs. Momo Watanabe (18/09); vs. Giulia, capítulo importante na rivalidade das duas (01/10)
O 5STAR Grand Prix será realizado ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, e você pode acompanhar o torneio pelo Stardom World, plataforma oficial da empresa, ou por fóruns russos de origem duvidosa (que eu também sou adepto e aprovo).
Ouça também a cobertura e previsões do podcast Elas Que Lutem, já disponível em todas as plataformas de áudio.
Siga o @WrestleBR no Twitter para mais informações sobre luta livre em geral