O LEGADO DA FAMÍLIA HART

167 0
Você conhece a família Hart?

Você já ouviu falar sobre a Família Hart?

A família Hart
Foto: Família Hart

Hoje nós vamos falar sobre a família Hart, uma das famílias mais importantes da história da luta livre, com grandes nomes e muito impacto na indústria. E ainda, um celeiro de grandes lutadores e de “crias” magnificas que são lendas até os dias de hoje, além de outras que virão.

A dinastia da família Hart começa com o crescimento, mas conturbado, de Stu Hart, que era lutador, booker e promotor. A infância de Stu foi complicada e parece ter sido tirada de uma novela.

Ele sobreviveu a grande depressão, que foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos, indo de 1929, até 1930.

Photos Show What America Was Like During the Great Depression
Crianças carregam cartazes em uma manifestação da Workers Alliance durante a Grande Depressão.
Minnesota Historical Society / CORBIS / Corbis via Getty Images

Stu conseguiu sobreviver, de alguma forma, trabalhando em uma padaria canadense durante essa época e se abrigava em uma tenda durante o inverno canadense.

Stu Hart fundou a Stampede Wrestling

Em 1940, Stu lança a Western Canadian Promotion que acabou virando Stampede Wrestling com a ajuda de Helen. Eles cuidavam de tudo, desde o agendamento de luta, assim como o book do que iria acontecer.

Stu teve uma notoriedade por treinar pessoalmente vários lutadores dentro de usa mansão. O seu método de ensino não era o mais “recomendado” na época, mas ficou conhecido como “The Dungeon” ou em português: A masmorra.

Stu Hart e Bret Hart treinando no Dungeon da família
O Dungeon. Foto: WWE.com

Como foi dito no livre “Pain and Passion” que conta a história da Stampede, todos os oito filhos do Hart estavam envolvidos de alguma forma com a empresa da família.

E então, a história muda para os Hart em 1984. A Stampede é vendida para a WWE e assim os 4 canadenses mais talentosos na época, Bret, Neidhart, Davey Boy Smith e Tom “Dynamite Kid” foram vistos pela audiência americana.

Bret Hart na WWE
Bret Hart no Survivor Series. Foto: WWE

Após o período conturbado da WWE com o uso de anabolizantes, Bret Hart foi escolhido para ser o nome da empresa por ser extremamente técnico e menor que os demais, para passar uma credibilidade nessa época conturbada.

Bret e Owen Hart nos holofotes

O filho mais novo acabou tendo um sucesso também repentino. Owen Hart acabou sendo descoberto como um excelente lutador e performer. Ele teve uma passagem pelo título de tags junto com Neidhart e uma feud excelente com Bret Hart, vencendo até uma luta na Wrestlemania.

Owen Hart
Owen Hart com os Slammy Awards que conquistou na WWF. Foto: WWE

Porém, enquanto tudo era incrível e estava indo bem para a família Hart, tragédias iriam mudar o rumo de sua história. Dean acabou falecendo de insuficiência renal com apenas 36 anos, enquanto Owen Hart acabou falecendo aos 34 anos em cima de um ringue da WWE. Bret Hart acabou se aposentando no ano seguinte por complicações de lesões não tratadas.

Stu Hart veio a falecer em 2001, encerrando assim a história dessa família tão importante para a luta livre, porém deixando um legado gigantesco na luta livre até hoje.

British Bulldog e Bret Hart com Stu Hart
Stu Hart com o filho Bret (à direita) e o genro Davey Boy Smith (à esquerda)

O legado da família Hart na luta livre é enorme. Os maiores nomes da indústria saíram dessa família, assim como dos braços dessa família em treinamentos na Dungeon.

Caso você queira mais informações sobre a família Hart e mais detalhes dessa história, tem um vídeo no meu canal do Youtube: Central WWE que eu contei em detalhes essa história. Clica aqui no vídeo pra conferir!

Até a próxima, com mais histórias da luta livre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Mais postagens

O primeiro screwjob da história

O PRIMEIRO SCREWJOB!

Posted by - 18 de novembro de 2021 0
O PRIMEIRO SCREWJOB Logo após a virada do século 20, milhares de fãs compraram o hype do George Hackenschmidt e…