O PRIMEIRO SCREWJOB!

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado.

O PRIMEIRO SCREWJOB

Logo após a virada do século 20, milhares de fãs compraram o hype do George Hackenschmidt e Frank Gotch. Eles teriam dois confrontos com grande publicidade, mas os assuntos de Gotch e Hackenschmidt não corresponderiam às expectativas do público. A revanche, em particular, prejudicaria a credibilidade do wrestling profissional nas décadas seguintes.

Mas é claro que eu, Vininha, pensei em você que não quer ler esse texto gigante e quer só me ouvir contando essa história pra você. Então aqui embaixo tem meu vídeo falando sobre esse mesmo assunto, ok? Clica aí e dá uma moral!

https://www.youtube.com/watch?v=DobAwbx5kWo

Um dos maiores segredos da luta livre não é de que tudo é uma história, mas sim de quanto tempo tem sido tudo uma história. Muitos fãs e historiadores reverenciam “lutadores de verdade” como Frank Gotch e George Hackenschmidt por sua legítima resistência e habilidades de luta. 

Mas mesmo na virada do século 20, nossa amada forma de entretenimento era um esporte questionável e predeterminado por seus participantes.

Dependendo de quem você perguntar, a rivalidade entre Frank Gotch e George Hackenschmidt tem muitas histórias que freqüentemente se contradizem com supostas testemunhas oculares, relatos em primeira mão e reportagens de jornais difíceis de provar. No entanto, é um capítulo fascinante e importante na luta livre que vale a pena explorar.

Imagina um mundo diferente, onde não tem internet, não tem televisão e nem rádio. Esse foi o momento que eles se encontraram e começaram essa história. A primeira guerra mundial aconteceu seis anos após a sua primeira luta.

O ESPORTE NA VIRADA DO SÉCULO

O Baseball era o esporte mais popular no começo de 1900. Muitos estados aboliram o Boxe, e a luta livre era um esporte que poderia ser encontrado em colégios. 

Nomes como Evan Strangler Lewis, The Solid Man William Muldoon, entre outros, eram lutadores que poderiam ser vistos viajando pelo país para enfrentar cidadãos de vários lugares, como já te contei no vídeo sobre a origem da luta livre.

Esses lutadores apareciam constantemente na Police Gazette, que era um jornal sensacionalista. Mas geralmente eles estavam próximos de reportagens sobre crimes brutais e escândalos sexuais. 

Nesta época da história, o público em geral via a luta livre profissional como uma atividade esportiva legítima e apostava ardentemente nos jogos.

Com a chegada da primeira luta entre Gotch e Hackenschmidt o público começou a voltar suas atenções para a luta. 

A PRIMEIRA LUTA

Quando Gotch e Hackenschmidt se encontraram pela primeira vez na noite de 3 de abril de 1908, no Dexter Park Pavilion em Chicago, na frente de 10.000 fãs, foi o confronto do poderoso fazendeiro americano contra o espécime físico forjado no velho continente.

Ambos eram considerados os melhores lutadores do mundo naquela época. E lógico, os mais durões também. 

Vale ressaltar que nessa época, as lutas eram definidas por “melhor de três” ou também por 3 quedas. O primeiro lutador que conseguisse 2 quedas, venceria o combate. 

Com o promotor William Wittig oferecendo uma bolsa de $ 10.000 ($ 290.276,00 em dinheiro de hoje), o confronto entre Frank Gotch e George Hackenschmidt começou, mas acabou em polêmica como muitas das lutas de wrestling profissional de hoje.

Meses antes da superluta, eles tiveram outras lutas para se preparar. Em uma delas, Hackenschmidt derrubou o americano Joe Rogers de 113 quilos em duas quedas diretas. No entanto, quando Gotch enfrentou Rogers, ele surpreendentemente lutou.

George estava com dificuldade de agarrar Frank Gotch desde o início e ficou cada vez mais difícil conforme a luta ia progredindo. A estratégia de Gotch consistia em manter George a uma distância segura e, ao mesmo tempo, cansá-lo. Se isso significasse dar-lhe um ou dois golpes para frustrá-lo, que fosse. Velocidade e defesa eram a estratégia de Gotch, mesmo que não fosse bonito de assistir.

Por duas horas, os dois homens permaneceram de pé. Hackenschmidt, que estava acostumado a lutas muito mais curtas, começou a se cansar rapidamente enquanto Gotch continuava a impedir qualquer avanço.

A maioria das fontes relatam que Hackenschmidt pediu em três ocasiões distintas que a partida fosse declarada empate, uma vez que ele percebeu a terrível situação em que se encontrava. Mas o árbitro Ed Smith disse que a partida tinha que continuar.

Gotch aproveitou que estava nas cordas para levar Hackenschmidt para o chão, subindo em cima dele em seguida para ganhar uma das quedas. Hackenschmidt tinha treinado muito para escapar, mas estava sem fôlego e não conseguiu escapar.

Os dois competidores foram para o vestiário para descansar e se preparar para a segunda queda, mas apenas Gotch apareceu. Hackenschmidt permaneceu no vestiário e se recusou a continuar a luta. 

E então, Gotch era o novo campeão mundial.

A LUTA FOI ROUBADA?

George reconheceu que Gotch venceu o combate em Chicago. Mas, chegando em Londres, ele deu uma entrevista para a imprensa dizendo que Gotch usou táticas e roubou o resultado. De acordo com George, Gotch estava coberto de óleo no seu corpo, fazendo com que fosse impossível de George conseguir qualquer investida, já que ficava escorregando. 

Segundo sua entrevista para o jornal Londo Daily Mail, ele disse: “Essa tática usada para me derrotar, que foi o óleo americano, não seria tolerado aqui na Inglaterra. O corpo de Gotch estava, literalmente, coberto de óleo e fizeram com que eu não conseguisse segura-lo. O mundo inteiro sabe que isso é injusto e contra as regras da luta livre”

George ainda disse que Gotch enfiou o dedo no seu olho, puxou seu ouvido e arranhou seu rosto a ponto de quase tirar sua pele. 

Ele ainda disse: “Eu vi que não era uma luta de Wrestling, era uma briga. Então eu simplesmente me retirei.”

De acordo com o historiador David Shoemaker, talvez essa tenha sido a primeira storyline da história da luta livre! 

É claro que Gotch não ficou quieto a respeito disso, né? Ele constantemente falava que a sua vitória foi fruto de sua técnica e também por não ter deixado com que George se aproximasse dele. 

Frank Gotch se tornou uma estrela internacional. O filme de sua luta contra George Hackenschmidt viajou o mundo com Gotch em turnê por 38 semanas com uma peça chamada All About a Bout, onde o público o aplaudiu de pé. Ele também se tornou um vendedor de produtos para tudo, de uísque a produtos de massagem.

E não, eu não falei errado. Nessa época era normal que lutas que atraíssem muito publico, virassem filmes e fossem passadas em cinemas ao redor do país e do mundo. É mais ou menos como uma luta muito famosa sendo transmitida no Youtube, sabe? 

Mas quando o promoter Jack Curley se envolveu nessa história, as coisas começaram a ficar um pouco mais confusas. 

A SEGUNDA LUTA

Gotch estava faturando muito dinheiro com as turnês que estava fazendo. Ele estava pensando em se aposentar da luta livre. Porém, Jack Curley insistia que uma revanche deveria acontecer contra George. 

Em 1910, ele tinha promovido algumas lutas de Gotch e também estava começando a ser o manager de George Hackenschmidt. A imprensa começou a notar um certo movimento entre os dois e começou a dar mais holofote para essa revanche, pois estava muito próxima de acontecer. 

Hackenschmidt estava muito animado para essa luta e começou a treinar muito. Ele ficou num físico invejável para essa revanche, treinando com o Dr. Roller. 

No entanto, cinco dias antes dessa revanche, Hackenschmidt se lesionou durante o treinamento. Ele mal conseguia andar quando se lesionou. Os boatos e rumores que se espalharam, foi de que Ad Santel machucou Hackenschmidt de propósito, seguindo as instruções de Martin “Farmer” Burns. 

Esse rumor é semelhante ao rumor de que Verne Gagne ofereceu a Iron Sheik 100 mil dólares em 1983 para quebrar a perna de Hulk Hogan. 

Com a promessa de ganhar 11 mil dólares, equivalente a 309 mil dólares hoje em dia, Hackenschmidt decidiu lutar. Mesmo que não fosse percebível para o publico pagante e apostador do local, George estava numa desvantagem. 

Então os dois se encontraram novamente no dia 4 de Setembro de 1911, na frente de 25 mil pessoas. Algumas pessoas dizem 30 ou 35 mil pessoas. No Comiskey Park em Chicago, Illinois. 

Na época, essa foi a maior bilheteria da história, com alguns estimando em 87 mil dólares arrecadados, que daria mais ou menos 2 milhões e meio de dólares hoje em dia. 

Infelizmente, essa revanche não foi nada do esperado. 

Rapidamente um rumor começou a se espalhar pelo local de que Hackenschmidt não estava lutando no seu máximo. Os reports do dia dizem que George aceitou lutar com uma condição: De que Gotch não tocasse em sua perna.

Mais ou menos uma hora antes de os homens entrarem no ringue, o próprio dono do White Sox, Charles Comiskey, fez uma conferência com os promotores, lutadores e árbitros, informando-os de que não permitiria que encenassem uma luta ao público em seu local.

George entrou cheio de bandagens na perna. Mas para cobrir essas bandagens, ele usou uma calça para a luta pela primeira vez em sua carreira. 

Tudo estava pronto para a revanche mais aguardada. O Juiz, sem demora, começa a luta e os dois começam a se encarar. 

A primeira queda foi fácil para Gotch. Ele conseguiu puxar George fora de guarda, foi para sua perna e logo mudou para um Half Nelson. 

Mas a segunda queda foi ainda pior. 

Após uma pausa de 15 minutos, Hackenschmidt bateu para o ToeHold de Gotch e então a luta terminou com apenas 19 minutos. 

Gotch continuou como World Champion e os fãs gritavam desacreditados após presenciarem mais uma luta fraca de Hackenschmidt. 

Muitas fontes dizem que Gotch prometeu deixar Hackenschmidt parecendo forte, deixando ele vencer uma das quedas como um “work”(termo usado quando a luta é combinada préviamente), mas ele mudou de ideia e acabou humilhando seu competidor. Não existem provas para essas fontes. 

O PÓS SCREWJOB

De volta a Londres, George disse que qualquer novato poderia vencer ele, dado a condição física que ele estava na luta. Ele ainda disse: Frank Gotch é um dos mais fortes oponentes que eu já enfrentei. Eu não conseguia colocar minha perna esquerda no chão. Sem uma das pernas, o lutador é inútil. 

Essa revanche fez mais danos a luta livre do que centenas de acontecimentos que tiveram na mesma época. Foi, de fato, o fim de uma era e os fãs perderam a fé de que o Wrestling era algo real. 

Essa foi a última luta de George Hackenschmidt. Ele morreu em 1968. Frank Gotch continuou na luta livre entre várias idas e vindas. Mas infelizmente ele morreu cedo, com apenas 40 anos em 1917. Os rumores foi de que ele morreu de sífilis, mas a causa oficial foi de que ele morreu de envenenamento urêmico.

A carreira de Gotch foi de 154 vitórias e apenas 6 derrotas. 

Deixe um comentário