O TONY KHAN COMPROU A ROH… E AÍ?

Siga o WrestleBR no Google Notícias e fique sempre informado.

O que mais foi dito nesse último dia foi sobre Tony Khan ter comprado a Ring of Honor. Talvez muitos ficaram animados com o que a AEW pode fazer com a ROH. Outros ficaram preocupados com a expansão em massa da AEW que vem acontecendo nos últimos anos. Mas o que isso pode dar errado? O que devemos nos preocupar?

Tony Khan Buys ROH - Wrestling Republic
Foto: AEW

Ontem nós fomos surpreendidos com o anúncio da compra da ROH por parte de Tony Khan durante o AEW Dynamite. O próprio Tony Khan foi no ringue para anunciar que tinha comprado a sua “concorrente” (e sim, é uma concorrência) e que não havia um Shane McMahon para aparecer (isso foi triste) mas somente um acordo entre eles.

Enquanto muitos pensavam que poderia ser um acordo da AEW com a HBO Max, foi simplesmente mais uma expansão territorial da AEW, tomando uma Indy “menor” para se tornar um braço de sua companhia já gigante (com apenas 3 anos) e com muitos nomes. Mas o que pode dar errado?

O FUTURO DA RING OF HONOR

Nigel McGuinnes and Bryan Danielson's last fight with ROH at the ECW Arena  | Superfights
Foto: ROH

Não tem como falarmos de Ring of Honor sem pensar no passado dessa empresa, certo? Talvez um dos celeiros mais quentes da história da luta livre. Nomes como Bryan Danielson, CM Punk, Samoa Joe, Tyler Black (mais tarde conhecido como Seth Rollins) saíram dessa empresa rumo a voos maiores. Saíram para conquistar o mundo e se tornar referências na luta livre mundial.

Há alguns bons anos, isso “secou” um pouco. Não me entenda mal, a ROH segue promovendo bons combates e criando estrelas. Mas muito do que criou a ROH foi deixada um pouco de lado para trazer talentos antigos e sem muito prestígio.

E agora com a compra de Tony Khan, o que vem a seguir para a ROH? Os talentos que estão na ROH, os que sobraram pelo menos, ainda vão estar em contrato com a ROH? Ela ainda vai existir? Tudo que tinha na ROH ainda vai existir? Não sabemos.

O ARQUIVO DE VÍDEO DE MILHÕES

CM Punk vs Samoa Joe Highlights HD Joe vs Punk II - YouTube
Foto: ROH

O mais discutido em todos os momentos é o arquivo de vídeo da ROH. São horas, dias, meses, anos de conteúdo. É tanta luta boa que daria pra fazer um texto somente recomendando lutas boas da ROH para você maratonar (talvez até role?)

Isso é um diferencial na negociação e que o Tony Khan deve ter pensado. Você ser dono de um acervo desse tamanho tem seu valor comercial e cultural. Vamos pensar assim: Nem os Beatles tem direito das músicas dos Beatles.

É muito doido pensar que os Beatles, talvez a maior banda da história, não tenha os direitos sobre as músicas deles, certo? Os direitos já passaram pelas mãos de Michael Jackson, Apple e vários outros. Isso vale dinheiro. No mundo do Wrestling, as lutas são como as musicas dos Beatles. Valem muito e não pertencem a quem as fez, mas sim a empresários. Agora, pertencem a Tony Khan.

UM SHOW NOVO DA RING OF HONOR?

Foto: ROH

A única coisa que eu consigo pensar é que o Tony Khan faça um novo show para a ROH. Talvez como uma programação mais flexível e como um braço de sua federação. Seria como a ECW na época da WWE, lembram disso? Com shows semanais que tenham seu próprio roster, que transitem entre a AEW e ROH.

Esse seria o mundo ideal, aos meus olhos. Nós temos de um lado um roster inchado da AEW, com lutadores reclamando de não ter aparecido o suficiente, enquanto agora abre uma nova porta para testar e reciclar novos lutadores. Parece uma chance ideal para o Tony Khan lidar com as críticas sobre esse roster inchado que a AEW tem, devido a sua expansão descontrolada.

Ao mesmo tempo que essa compra da ROH vem em um momento bom e nos dá um ar de esperança quanto ao conteúdo da ROH e, principalmente, o seu legado. Ele também vem com um alerta: Tony Khan, não faça merda.

O legado da ROH é muito grande para ser esquecido tal qual ECW no FX, ou pra ser desmembrado tal qual WCW na WWF.

Deixe um comentário