Apesar de estar ausente da AEW por 8 meses, Ricky Starks se tornou um dos principais assuntos da semana passada.
A saga de Starks começou em 23 de novembro, quando o ex-campeão de duplas fez uma aparição surpresa no GCW Dream On. Starks afirmou que não permitiria que sua carreira se apagasse e que ele é uma superestrela geracional, o que levou à marcação de uma luta entre ele e Matt Cardona para um evento em dezembro.
Starks voltou às manchetes ao participar como convidado do podcast Insight de Chris Van Vliet. Além de abordar suas aparições anteriores na WWE e alguns de seus segmentos notáveis na AEW, Ricky Starks também comentou sobre sua longa ausência da AEW, afirmando: “Isso é horrível!”
Mais tarde naquele dia, a GCW anunciou que Starks foi afastado de todas as aparições futuras pela promoção, levando muitos a questionarem a decisão:
Fomos informados que Ricky Starks foi retirado de todas as aparições futuras da GCW, incluindo sua luta anunciada em 14/12 em Los Angeles, sua luta não anunciada em 28/12 em Seattle e sua luta não anunciada em 19/1 no Hammerstein Ballroom.
Informações adicionais sobre o cancelamento repentino das aparições de Starks foram relatadas por Sean Ross Sapp, do Fightful Select. Foi relatado que Starks foi informado da decisão em 26 de novembro e que o motivo do cancelamento se deu por comentários feitos pelo lutador da GCW, Effy, em um podcast. Effy criticou a AEW por realizar eventos no Hammerstein Ballroom tão próximo ao show da GCW e acrescentou que o proprietário Brett Lauderdale “não tem um pai que paga para que ele fique longe”, referindo-se ao pai de Tony Khan, Shad Khan.
O Fightful acrescentou que, após os comentários de Effy, a AEW não estava interessada em “efetivamente pagar Starks para lutar pela GCW”. Nota-se que Starks ainda pode trabalhar com outras promoções independentes.
Resposta do Proprietário da GCW, Brett Lauderdale, sobre Atualizações de Ricky Starks
Falando no Game Changer Weekly sobre a série de eventos que ocorreram, Lauderdale primeiro abordou a questão de longa data sobre os lutadores serem classificados como contratados independentes:
“É uma situação estranha porque Ricky Starks é um contratado independente. Esta é uma conversa inteira sobre wrestling que, um dia, será testada e algo acontecerá porque, teoricamente, um contratado independente é independente e pode trabalhar onde quiser.
No wrestling, esses contratados independentes não parecem muito independentes. Eles estão à mercê de um empregador, o que faz parecer que são funcionários. Está acima do nosso nível de pagamento. Eu sou apenas uma empresa de wrestling indie e não tenho pessoas sob contrato.
Esses caras entram em contato comigo. Gosto de trabalhar com pessoas talentosas e não me envolvo muito na situação contratual deles. Se eles chegam ao ponto de poder aparecer no meu show, eu presumo que tudo esteja liberado. As pessoas normalmente não violam contratos nesse nível de wrestling.”
Continuando, Lauderdale acrescentou que soube sobre a remoção de Starks ao mesmo tempo que todos os outros:
“Eu soube disso ao mesmo tempo que todo mundo, na maior parte. Já declarei isso muitas vezes antes e não é segredo. Eu realmente não tenho uma linha de comunicação com a AEW. Nunca falei com Tony Khan por telefone ou mensagem na minha vida. Eles não falam comigo. Não estou tentando dizer isso em um contexto negativo, mas acho que nunca tivemos realmente que conversar. Qualquer pessoa da AEW que trabalhou conosco, isso foi entre mim e o talento para arranjar. Se eles precisam de permissão ou algo assim, eles cuidam disso por conta própria.
Em relação a isso com Ricky Starks ou qualquer outra pessoa da AEW, eu realmente não sei muito. Não ouvi sobre mais ninguém. Estou apenas ouvindo que Ricky foi retirado. Ponto. Não estive ao telefone com a AEW onde eles me deram uma explicação ou me fizeram perguntas ou algo assim. Não tenho comunicação com a AEW sobre isso. Não sei aonde isso vai além de Ricky Starks.”
“Não sei qual é o negócio. Claro que ouvi coisas. Ouvi coisas em muitas direções diferentes. Sem ouvir diretamente da AEW, é difícil dizer o que é real, o que não é, e o que as pessoas especularam ou inventaram em muitos casos. Se fôssemos nos basear em relatos da internet sobre a relação AEW-GCW nos últimos anos, todos os relatos que saíram estavam errados. Parece que as regras ou diretrizes não existem necessariamente. É um tipo de acordo de show por show, pessoa por pessoa.”
“Sempre considerei a GCW e a AEW como parte do mesmo time. Isso é para punir Ricky Starks? Isso é para punir a GCW? Está em algum lugar no meio? Eu simplesmente não sei porque não tenho essa linha de comunicação. Não me sinto bem com isso. Eu adoraria saber se há algo que possa ser feito ou algo que possamos fazer.
Chegamos ao ponto em que essas coisas foram acordadas, anunciadas e os fãs estavam ansiosos por isso. Promover algo e ter que retirar é não ideal. Ao mesmo tempo, e eu já disse isso muitas vezes, quando você agenda talentos contratados ou de televisão, você faz isso com a compreensão de que isso pode acontecer a qualquer momento por qualquer motivo. Isso é ruim, mas faz parte do acordo.”
Em relação aos comentários de Effy que podem ter influenciado a situação de Starks, Lauderdale afirmou que os comentários foram uma opinião de Effy e que ele não tem controle sobre o que é dito:
“O que Effy diz é a opinião dele. Ele é um lutador independente, um contratado independente. Ele diz essas coisas em seu próprio podcast pessoal, que não é endossado, amplificado ou promovido pela GCW. Ele é seu próprio cara. Ele não vem até mim e diz: ‘Neste podcast, vou falar sobre isso e aquilo. Está tudo bem para você?’ Eu não reviso o que ele faz. Não tenho controle sobre Effy. Ele é absolutamente independente, 100% por dentro e por fora. Ele não me pergunta e não precisa perguntar.
Ele é uma pessoa apaixonada com opiniões e se sente muito forte sobre a GCW. Ele é um soldado da GCW e, às vezes, deixa suas emoções tomarem conta dele. Eu não acho que Effy deseje… ele é apenas um cara apaixonado. Não tenho muita opinião sobre o que ele disse. Eu suponho que, se você tirar de contexto, as pessoas podem ter opiniões diferentes sobre o que ele está dizendo. Ele é apenas um cara. Existem muitas pessoas por aí que têm opiniões mais fortes do que isso sobre o negócio do wrestling. Todos têm sua opinião sobre tudo.”
H/t para Fightful