Se você conhece wrestling há pelo menos uma semana, sabe que os show são regidos por inúmeros bordões. São as famosas catchphrases. Uma palavra ou frase dita que será eternamente atrelada a determinada pessoa.
Os bordões nascem de diversas formas diferentes, alguns nascem espontaneamente, outros são desenhados de forma meticulosa para existir. Nem todos são memoráveis, nem todos são aceitos, alguns duram somente um show. Aliás, não é preciso ter um bordão para ser um wrestler renomado. Nos dias atuais, vemos muito menos frases de efeito dando tom nas histórias.
Existem aqueles astros que são máquinas de catchphrase, e antes mesmo de eu citar o nome dele, eu sei que você já está pensando no jabroni beating, pie eating, trail blazing, eye-brow raising… Simples assim. Se fosse pedido, The Rock faria uma catchphrase por show facilmente. Além dele, há uma pessoa que consegue ir one on one with the Great One, até porque ele é o melhor do mundo no que faz, e provavelmente alega que inventou as catchphrases também. Chris Jericho possui além de todas suas outras habilidades, a facilidade de criar bordões que ficam marcados para toda a carreira.
As frases de efeito são tão poderosas, que podem até mesmo mudar o rumo da carreira de um superastro. O Yes Movement é talvez a prova mais concreta disso. Sem dúvidas que Daniel Bryan é um dos melhores que já vimos, mas sua carreira na WWE só começou a alavancar de forma absurda após os primeiros pulinhos gritando YES. E podemos incluir nessa lista aqui o famoso versículo 3:16 de Steve Austin, fator determinante pra carreira de um dos maiores lutadores que já pisou na WWE.
Mas nem sempre isso funciona. Algumas frases podem até mesmo se difundirem, mas não mudam nada na carreira do wrestler. Podem até mesmo acabar sendo uma das formas de fazer com que o lutador não cresça por estar completamente atrelado a um bordão fraco. Já não bastasse todos os impecílios da carreira de Jack Swagger, bradar “We, the people” não ajudou em nada esse panorama. E como olhar para R-Truth sem pensar num maluco gritando “What’s up?” pela crowd?
Os bordões caíram drasticamente em desuso. A maioria dos novos talentos não possui algum, ou não foram bem aceitos. Ainda assim, alguns ainda conseguem movimentar toda uma plateia a repetir seus dizeres em todo evento. Um nada novo talento, mas que já chegou mandando bem é AJ Styles, dizendo que é o cara que comanda esse lugar.
Por fim, é sempre bom existir certas frases que caracterizam não só aquele personagem, mas que nos dão uma língua totalmente exclusiva para aqueles que são fãs de wrestling. Sempre é boa a sensação de ver uma referência em um filme e saber do que se trata, enquanto a maioria não entende a sacada.
Não mencionei muitas das mais célebres frases de efeito aqui, são tantas que teríamos que quebrar esse texto em umas 1004 edições para poder abranger todos. E se você não está de acordo com isso, eu tenho duas palavras pra você.