A luta livre, além de tudo, é um grande universo de referências. Desde o corte de cabelo de um lutador, que conta toda uma história por trás, ou um estilo de roupa que o lutador escolhe para aquela luta específica.
Parecem ser coisas simples, tanto que passa despercebido pela grande maioria dos fãs, mas que são um incremento para o show.
Essas referências podem ser inspirações, ou apenas a (pouca) liberdade que o lutador tem de colocar algo que faz parte de sua vida em seu personagem, e então o fã por sua vez, entende a referência e se identifica diretamente com o lutador.
Seth Rollins é um grande exemplo, sempre com referências em suas attires a personagens da Marvel e toda a cultura pop. Uma das mais famosas é a do SummerSlam de 2018, naquela roupa totalmente inspirada no Thanos.
A Nike é uma empresa que explora e investe muito nas referências. Tênis e roupas limitadas que contam uma história em forma de design. Geralmente colaborativas, geram muito dinheiro e popularidade.
Tudo isso acabou criando a cultura dos sneakers e os sneakerheads – uma galera apaixonada que coleciona tênis, amanhece em filas na frente de lojas e shoppings para comprar um tênis da Nike em colaboração com o Travis Scott, por exemplo.
E nessa pegada, para comemorar os 150 anos de Lucha Libre, a Nike lançou uma coleção de tênis clássicos da empresa inspirados no tema LUCHA LIBRE.
São eles:
Nike Blazer Mid 77
O Blazer Mid é um modelo de tênis que já está no mercado desde os anos 70, quando a Nike começou no cenário do basquete, o design foi se aprimorando e o nome ficou.
Além de ser um tênis que nos lembra muito as botas usadas pelos luchadores, vem também com uma combinação de cores, com verde e dourado. Com um tecido que remete à pele de cobras.
A Nike não tem vínculo oficial com nenhum lutador, tudo não passa de referências e inspirações. Mas como para um bom entendedor, meia palavra já basta, para um fã, só as cores do tênis já revelam de onde vem a inspiração.
Nike Air Force 1
O lendário Air Force 1, um dos tênis mais icônicos da marca.
Em um couro prata metálico, assim como uma paleta de cores que representa muito bem a lucha libre. Com uma máscara (removível) nas cores verde, vermelho e finalizado com o azul.
Máscaras que me fazem lembrar da época de ouro do Rey Mysterio.
Nike Air Max 90
Nas cores preto e branco (cores invertidos em cada pé), o estiloso Air Max vem referenciando os Los Rudos.
Os vilões também foram homenageados, com a descrição LOS RUDOS em sua lateral e uma pequena máscara de lucha libre na parte do calcanhar. O modelo que já é muito popular entre colecionadores, além do design, é também um tênis muito confortável. Bom para acertar um superkick em um adversário.
Além dos três tênis, a coleção da Nike “Lucha Libre” também tem peças de roupas inspiradas na cultura, que apesar de ter um lançamento global, é algo exclusivamente focado no México. Todos nós sabemos a grande importância do esporte no país.
Os tênis são limitados, mas você ainda consegue comprar ele em sites oficiais aqui no Brasil. Eu mesmo já garanti meu Air Force 1 da Lucha Libre! Viva La Lucha!