Você já ouviu falar sobre o assassinato do lutador Verdugo? É uma história que chocou o Brasil e que teve a solução para esse caso apenas 20 anos após o crime.
Na década de 60, um programa de televisão ao vivo fez muito sucesso. Chamava-se Telecatch. Era um programa que combinava combates de luta livre com encenação teatral. Os lutadores possuíam apelidos estranhos, como Bala de Prata, Caveira, Cavaleiro Vermelho, Leopardo, Mister Argentina e Verdugo.
Verdugo era imenso e tinha a sua roupa característica: usava uma espécie de collant preto onde havia o desenho dos ossos. Era fechada, inclusive no rosto que era o de uma caveira. Nunca alguém viu o rosto do Verdugo e este, era um dos grandes mistérios daquele Brasil tão mais inocente e básico do que o de hoje.
O CRIME!
O crime ocorreu em dezembro do ano 2000, na cidade de Luziânia – GO, quando o autor efetuou seis disparos de arma de fogo que atingiram as costas de Wilson Rosaline, também conhecido pelo apelido de “Verdugo”.
Verdugo chegou a ficar internado por vários dias na UTI de um hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu. Mas o autor do crime, Beto como era chamado, fugiu do local assim que o mesmo aconteceu e não foi encontrado pelos policiais.
Conforme apurado, o crime teria acontecido por conta de um desentendimento que Beto, autor do crime, teve com a filha de Wilson. Eles trabalhavam juntos em uma fábrica de refrigerantes. Beto teria discutido com a filha de Verdugo e dado tapas no rosto dela. Ela, muito abalada, teria falado para seu pai que decidiu tirar satisfações com Beto.
NÃO HOUVE CONFRONTO!
Conforme relatado pela família de Wilson, não houve confronto por parte de Wilson. Ele chegou para conversar com Beto que logo sacou um revolver e atirou contra Beto, sem chance de defesa.
O DESFECHO
Os policiais descobriram que um homem, foragido de Goiás, estava morando em Gurupi-TO onde trabalhava como pedreiro. As buscas se intensificaram e descobriram que esse homem era o assassino de Verdugo.
No dia 29 de Outubro de 2020, 20 anos após o assassinato de Verdugo, a polícia captura o assassino e ele é preso. Ele aguarda julgamento enquanto escrevo esse texto.
O caso de Verdugo ficou conhecido por ter sido retratado no programa Linha Direta da Rede Globo.
Eu era criança naqueles tempos, e o Telecatch Montilla era televisionado pela Globo à noite. Verdugo era ‘do mal’… Aliás, quase todos ali eram do mal, trapaceiros. O bom rapaz era o Ted Boy Marino, aquele sujeito pelo qual suspiravam as donzelas da época. Claro que a gente achava que era tudo real, apesar das grosseiras patacoadas do programa. E além dos lutadores do bem e do mal havia também juízes do bem e do mal. Juízes que julgavam de forma suja, beneficiando sempre o lado ruim. O mais querido era o Crespinho, um sujeito de Niterói que era famoso na época por sua atuação sempre imparcial. Era divertido.
Adorava esse programa. Telecatch Montilla. Parava o Brasil p ver.
Eu era criança e adorava assistir o Telecatch. Tinha também o Mongol, Rasputin, Tigre Paraguaio, Sorocaba e Viking. A gente achava que era de verdade mas era tudo marmelada, comentava-se inclusive que eram todos muito amigos e bebiam juntos num bar da Urca.
Eu conheci o verdugo, o filho dele estudou comigo em uma escola aqui só jardim ingá em Luziânia.
Lembro dele falando o tanto que o pai era forte.