Você sabia que a NJPW já veio duas vezes ao Brasil?

631 0

Se você acompanha o nosso site há algum tempo, certamente se lembra de quando relatamos sobre o encontro de Andre The Giant com Pelé. Esse encontro se deu numa coincidência de datas, onde a NJPW veio naquele final de semana se apresentar no Brasil. E se eu te contar que essa não foi a única vez?

Ainda na adolescencia, Antonio Inoki – o fundador da New Japan Pro Wrestling – veio com sua família para o Brasil. Aqui ficou até 1959, quando foi recrutado por Rikidōzan e retornou ao Japão. Pouco mais de dez anos depois, Inoki fundou a NJPW e não demorou muito para que trouxesse a empresa para eventos no Brasil.

Fazendo algumas buscas na Hemeroteca, pudemos encontrar alguns anúncios dessa primeira vinda ao Brasil, como esses do Jornal Brasil (RJ).

O mais surpreendente ali é ver que rolou de fato uma turnê, indo até mesmo para Londrina. O show na Guanabara/Rio de Janeiro acabou não acontecendo.

Um lutador paraibano representando o Brasil na NJPW

Acredito que só os mais ávidos fãs da New Japan saberiam dessa contratação que aconteceu em 1975. O paraibano Ivan Gomes, que buscava o mundial de Judô, acabou sendo contratado pela NJPW. Um representante na época viu uma de suas lutas e ficou impressionado. Mas o que realmente o convenceu a ir para o Japão assinar com a NJPW foi falta de competição no Brasil.

A presença de um brasileiro na empresa foi o maior motivo para que ela retornasse ao país, dois anos depois, em uma nova turnê. E dessa vez eles vieram para se apresentar em três cidades diferentes. São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo Brasília foram os locais onde a NJPW desembarcou. Vale lembrar que nessa época – 1976 – o presidente da New Japan havia acabado de lutar a sua controversa luta vale-tudo contra o boxeador Muhammad Ali.

Anúncio veiculado no jornal Correio Braziliense de 08/08/1976

Teve quem tentou derrubar a luta livre por aqui

Um fato não relacionado com a NJPW, mas que acabamos encontrando junto desses tesouros, foi uma notícia de 1971 com a família Gracie preocupada com os “falsos combates” do telecatch. O problema é que a preocupação de Hélio Gracie, na verdade, era outra. Anos antes, em 1959, o programa Heróis do Ringue exibia lutas de vale-tudo no horário nobre da TV Globo. Após um incidente onde um lutador se recusou a bater e acabou tendo seu braço quebrado, o programa foi retirado do ar. No seu lugar, tempos depois, foi colocado o Telecatch, que era um sucesso na TV Excelsior.

Ted Boy Marino alugou uma ainda-a-ser-criada Wrestlemania na cabeça dos Gracie

Pouco a pouco, a luta livre foi perdendo sua fama no país. Até chegar ao ponto de passar a ser vista com maus olhos pelo público. Mas, como já mostramos aqui, a luta livre ainda possui muitos fãs pelo país.

Airton Reis

Conheci a luta livre em 2008 e isso mudou a minha vida. Surgiu a ideia do WrestleBR em 2014 quando a WWE passou a ser ao vivo por aqui. Desde então, escrevo sobre tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Mais postagens